Secretaria da Família tem redução de processos paralisados há mais de 100 dias no Piauí
O levantamento mais recente, referente ao mês de setembro, mostra que o número caiu para apenas 83 processos paralisados.Em 2025, a Secretaria Unificada da Família (SECUNIFAM), apresentou avanços significativos na tramitação processual. A secretaria integra as secretarias da 1ª à 4ª Varas de Família de Teresina e os Juízos Auxiliares 01 e 02, e registrou em janeiro deste ano, 6.760 processos paralisados há mais de 100 dias.
O levantamento mais recente, referente ao mês de setembro, mostra que o número caiu para apenas 83 processos paralisados.
Conforme o Relatório de Produtividade de setembro de 2025, feito pela Secunifam, os seguintes indicadores são evidenciados: 45.359 movimentações processuais realizadas pelos servidores; 74.360 tarefas do PJe cumpridas; 911 julgamentos proferidos pelos gabinetes; 2.968 baixas processuais efetivadas pela secretaria; e o índice de Atendimento à Demanda (IAD) mensal de 119,76%, superando o número de processos distribuídos no período.
De acordo com a coordenadora da Secunifam, Karina Silva Santos, os resultados mostram o compromisso das equipes. “Esses números mostram que estamos conseguindo transformar gestão em resultados concretos para a sociedade. A redução drástica dos processos paralisados é fruto do empenho diário dos servidores e magistrados, que entenderam a importância de dar celeridade e efetividade às demandas das famílias”, disse.