Viagora

Gaeco deflagra 2ª Fase da Operação Escamoteamento no Piauí

Seis mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva, estão sendo cumpridos em Cocal, Campo Maior e Tianguá-CE.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público do Piauí, está coordenando a 2ª Fase da Operação Escamoteamento no norte do estado, deflagrada na madrugada desta terça-feira (24). Foram presos 3 servidores públicos e três permanecem foragidos. 

Seis mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva, estão sendo cumpridos em Cocal, Campo Maior e Tianguá-CE. O promotor Romulo Cordão, coordenador do Gaeco, que está no município, informou que as equipes estão em campo desde as primeiras horas do dia.

  • Foto: Isabela de MenesesPromotor Rômulo CordãoPromotor Rômulo Cordão

A Polícia Rodoviária Federal está dando apoio no cumprimento dos mandados judicias expedidos pelo Exmº Juiz de Direito da Comarca de Cocal. O Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) e o  Tribunal de Contas do Estado do Piauí estão participando das ações. 

Operação Escamoteamento

A operação Escamoteamento foi deflagrada em abril deste ano, realizando a prisão de 13 suspeitos. O foco foi uma organização criminosa que atuava realizando fraude em processos licitatórios para desviar recursos públicos.

De acordo com a investigação, o núcleo do esquema estava na cidade de Cocal, que iniciou o projeto criminoso em 2013, após a eleição do prefeito Rubens Vieira.

Nos autos da denúncia, os promotores deixam claro que o prefeito Rubens Vieira tem ligações estreitas com os empresários cearenses e que beneficiou-os inúmeras vezes com contratações através de processos licitatórios. 

Além de Cocal, outras cidades do Piauí e Maranhão participavam do esquema que, segundo o promotor Rômulo Cordão,movimentou cerca de R$ 200 milhões.

Mais conteúdo sobre:

Operação Escamoteamento

Facebook
Veja também