Viagora

Piauí tem maior safra agrícola registrada e soja lidera a produção

Dentro da colocação geral dos estados brasileiros, o Piauí atingiu a 12º lugar em termo de participação relativa da produção agrícola do país.

Na manhã desta quinta-feira (09), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou em coletiva, o levantamento Sistemático da Produção Agrícola do Piauí em 2017. O estado apresentou uma safra recorde de 3.644.921 toneladas, com um crescimento de 177% comparado aos dados de 2016.

Dentro da colocação geral dos estados brasileiros, o Piauí atingiu a 12º lugar em termo de participação relativa da produção agrícola do país. Assim, o estado apresenta 1,5% da produção total do Brasil. Na região Nordeste, perde apenas para Bahia e Maranhão.

  • Foto: Isabela de Meneses/ViagoraSecretário Estadual de Desenvolvimento RuralSecretário Estadual de Desenvolvimento Rural

A maior safra colhida no estado, este ano, foi de soja, com 2.010.349 toneladas. Um crescimento de 212% comparado ao ano passado. Em seguida vem a safra de milho, com 1.444.737 toneladas. Logo depois a safra de feijão, seguida do arroz, que juntas não chegam a duas toneladas.

Segundo Pedro Andrade, coordenador técnico do senso agropecuária no Piauí, em relação a estocagem, o Piauí ainda apresenta problemas. Já que a capacidade de armazenamento das safras no estado é menor que a quantidade colhida.

O secretário estadual de desenvolvimento rural, Francisco Limma, comemorou a safra recorde. Além disso, lembrou que comparado ao crescimento de outros estados, o Piauí se destaca no ramo agrícola, mesmo no cenário de crise. Também ressaltou que frequentemente o Piauí é procurado por empresários que pretendem investir na indústria agrícola. O que movimento a economia local.

Facebook
Veja também