Viagora

Adapi espera vacinar cerca de 1,6 milhão de bovídeos no Piauí

A campanha de vacinação da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí seguirá até 31 de maio.

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), espera vacinar todo o rebanho bovídeo piauiense contra a febre aftosa durante todo o mês de maio. A campanha de vacinação seguirá até o dia 31 deste mês e atenderá cerca de 1,6 milhão de animais bovinos e bubalinos em todo o estado.

  • Foto: Divulgaçãomais de um milhão de animais bovinos e bubalinos serão vacinados no Piauí.Mais de um milhão de animais bovinos e bubalinos serão vacinados no Piauí.

"Estamos há 20 anos sem focos da doença no estado, obtendo bons índices vacinais a cada campanha. Precisamos manter esses números para partirmos gradualmente para a retirada da vacina", afirmou o gerente de Defesa Animal da Adapi, Idilio Moura, que destacou a obrigatoriedade do criador em certificar a vacinação dos animais nos escritórios da agência, até o dia 15 de junho.

O Piauí já ganhou status de risco desconhecido, para árae livre de febre aftosa e a abertura para o mercado exportador além da certificação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE)

Os índices da cobertura vacinal no Piauí, avançou de 71,26% na primeira etapa de 2006 para 90,7% na segunda etapa de 2016, de acordo com a Adapi. A agência também orientou aos criadores que aproveitem a concentração dos animais no período da campanha para vacinar a bezerras com três e oito meses de idade contra a bruscelose.

Facebook
Veja também