MP pede que Francisco Costa e empresários devolvam R$ 2 milhões
Nos convênios celebrados entre a Secretaria de Saúde e o Instituto dos Vaqueiros houve, segundo o Tribunal de Contas do Piauí, desvio de recursos públicos.
A 35ª Promotoria de Justiça de Teresina ajuizou ação civil pública pedindo anulação de convênios celebrados entre a Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (SESAPI) e o Instituto Cultural do Vaqueiro Piauiense (ICVP) por constatar irregularidades como descumprimento de acordos celebrados e desvio de recursos públicos. Na epoca, o Secretário de Saúde do Piauí era Francisco Costa.
- Foto: James Almeida.
Ex-secretário de Saúde do Piauí, Francisco Costa.
Nos anos de 2015 e 2016, o Instituto recebeu de R$ 2.187.000,00 para realizar atividades em comunidades do interior do estado nas áreas de saúde, assistência social e infância, sem que tenha sido realizado procedimento licitatório prévio, nem estudos para verificação da viabilidade da proposta.
A Promotora de Justiça Leida Maria de Oliveira Diniz diz que “a entidade Instituto do Vaqueiro não é inscrita no Conselho de Assistência Social, no Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente e no Conselho Municipal de Saúde, não estando, portanto, habilitada e legitimada a desenvolver qualquer projeto ou atuação nessas áreas, notadamente mediante utilização de recursos públicos”.
O Tribunal de Contas, em três viagens de inspeção à região de São Raimundo Nonato, constatou que não foram executadas várias das ações previstas em convênio e que houve desvio de recursos públicos: foram emitidas notas fiscais em que constavam valores superiores ao efetivamente gasto com locação de estruturas; apuraram-se despesas com transporte sem justificativa ou comprovação; houve gastos com confecção de material gráfico sem que fossem distribuídas cartilhas educativas nos eventos realizados.
O Ministério Público requereu a condenação do ex-Secretário de Saúde, Francisco de Assis de Oliveira Costa, e do presidente do Instituto Cultural do Vaqueiro Piauiense, Daniel Napoleão do Rego Alencar, e de cinco empresas.Se condenado, os réus terão que ressarcir aos cofres públicos e cumprir às demais sanções previstas na Lei de Improbidade Administrativa.
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
Francisco Costa
Instituto Cultural do Vaqueiro Piauiense
-
Guarda Civil Municipal de Teresina ganhará nova sede
Segundo a GCM, a nova sede do órgão passa por reformas para ser utilizada ainda no primeiro semestre de 2022. -
Regina Sousa anuncia nomeação de 176 agentes da Polícia Civil
De acordo com a governadora, a nomeação sofreu atrasos por conta da pandemia da Covid-19 entre outros fatores. -
Covid-19: FMS abre vagas de agendamento para vacina nesta quinta
Segundo a FMS, ainda será reforçada a vacinação com a abertura de postos no sábado (02) para a gripe e covid-19. -
-
Ex-deputado Roberto Raulino é velado na capela da Alepi
O ex-deputado que exerceu grandes cargos na política piauiense faleceu nessa quarta-feira (29) aos 91 anos -
Ciro Nogueira participará da assinatura d Força-tarefa das Águas na APPM
O evento com a presença do ministro ocorrerá na Sede da Associação Piauiense dos Municípios (APPM), que está localizada no bairro Vermelha, na zona Sul de Teresina.
Compartilhe
Gmail
Messenger
Email
Pinterest
Linkedin
Tumblr
Imprimir