Viagora

TRE-PI aprova pedido de tropas federais a 25 zonas eleitorais

Ao todo, 73 municípios pediram a presença do exército durante o pleito.

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) aprovou o pedido de envio de tropas federais a 25 zonas eleitorais do Estado para garantir o reforço na segurança durante o 2º turno das Eleições de 2018.

Ao todo, 73 municípios pediram a presença do exército durante o pleito, com o objetivo de garantir o direito de votação e apuração.

A aprovação do envio das tropas é de competência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a quem caberá decidir se as solicitações serão ou não atendidas. No primeiro turno, o Piauí contou com o reforço na segurança em 134 cidades, figurando como o Estado que mais solicitou o auxílio de tropas federais.

As tropas não atuarão no policiamento ostensivo e só atuarão a pedido do juiz de cada zona eleitoral, a quem cabe o poder de polícia. O quantitativo e dados de deslocamento são definidos pelo Ministério da Defesa.

Apresentação de dados

O presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, se reuniu na noite de ontem (16) com o coronel José Gerino Bezerra Cordeiro, chefe do Estado-Maior Geral da 10ª Região Militar. A reunião, sediada no 2º Batalhão de Engenharia de Construção (2º BEC), teve por objetivo a apresentação de um breve relatório sobre a atuação das tropas federais durante o 1º turno das eleições deste ano. 

Facebook
Veja também