Viagora

Presidente do Sintufpi é investigado por abuso de poder político

O diretor André dos Santos Gonçalves teria feito um chamamento para a paralisação das atividades nos campi da universidade para desaprovar a candidatura de Jair Bolsonaro.

Um Procedimento Preparatório Eleitoral foi instaurado nessa quinta-feira (25), pelo Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) através do procurador regional eleitoral Patrício Noé da Fonseca, para apurar possível prática de abuso de poder político e conduta proibida por parte do presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal do Piauí (SINTUFPI), André dos Santos Gonçalves.

  • Foto: Street ViewUniversidade Federal do PiauíUniversidade Federal do Piauí

Chegou até o conhecimento da promotoria, que o diretor teria realizado um chamamento afim de paralisar as atividades e promoverem atos de rua nos dias 25 e 26 deste mês nos Campi da universidade localizados em Teresina e no interior do estado, para desaprovar a candidatura do presidenciável Jair Bolsonaro e apoiar o candidato Fernando Haddad.

Um ofício teria sido encaminhado por André ao reitor da UFPI, José de Arimateia Dantas Lopes fazendo a solicitação da paralisação. O promotor entendeu que a conduta “afeta a igualdade de oportunidades entre os candidatos na eleição e a normalidade e legitimidade do pleito, infligindo às regras do art. 73, da Lei nº 9.504/97(Lei das Eleições) e o art. 22, da Lei Complementar nº 64/90". 

  • Foto: Facebook/André GonçalvesAndré dos Santos Gonçalves.André dos Santos Gonçalves.

Patrício Noé determinou a expedição de um ofício requisitório ao presidente do SINTUFPI e ao reitor da UFPI para que façam o encaminhamento de informações sobre a paralização no prazo de 48 horas.

Outro Lado

O Viagora procurou André dos Santos Gonçalves que relatou já ter sido notificado a respeito do Procedimento Preparatório Eleitoral. "Estamos tranquilos e na verdade a universidade não parou, está tudo funcionando normal. Nem mesmo fechamos entrada da UFPI impedindo o acesso das pessoas e as aulas estão ocorrendo normalmente. Nós estamos respondendo como solicitado e sabemos que é papel do Ministério Público Eleitoral, que está fazendo o seu trabalho”, esclareceu André Gonçalves.

Facebook
Veja também