Viagora

Vacinação contra febre aftosa no Piauí é iniciada nesta terça (1º)

Nesta etapa da campanha devem ser vacinados os bovinos e bubalinos independente de idade.

Foi iniciada nesta terça-feira (1º) no Piauí, mais uma etapa da vacinação contra a febre aftosa. Segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), o período de vacina do rebanho bovídeo deve se estender durante todo o mês de maio, encerrando apenas dia 31.

  • Foto: DivulgaçãoFebre aftosa

O gerente de Defesa Animal Idilio Moura, informou que os criadores do Piauí tem papel fundamental para que o estado continue atingindo bons resultados. "É importante frisar que nessa etapa todos os bovinos e bubalinos, independente de idade, devem ser vacinados. Houve uma mudança na estratégia de vacinação, mas apenas na etapa referente a novembro. É bom que continuemos obtendo bons índices, superiores a 90%, que é a meta estabelecida pelo Mapa e pela Adapi"

Os criadores após vacinar os animais, devem procurar o escritório da Adapi mais próximo até o dia 15 de junho, para realizar a certificação da vacinação. Com mais uma etapa da vacinação, o Piauí se encaminha para a classificação de Área Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação, prevista para o ano de 2020.

A agência também alertou que os criadores devem aproveitar o período para vacinar bezerras que possuem de 3 a 8 meses de idade contra a brucelose, que também é uma medida obrigatória.

Facebook
Veja também