Viagora

Coordenadoria de Mulheres lamenta morte de Aretha Dantas

Segundo a nota, o Brasil teve a quinta maior taxa de homicídio de mulheres do mundo, registrando 4,8 assassinatos para cada 100 mil mulheres.

A Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres (CEPM-PI) divulgou hoje (17) uma nota de repúdio lamentando a morte de Aretha Dantas, assassinada pelo ex-namoradonesta terça-feira.

Segundo o texto, o Brasil registrou, em 2017, a quinta maior taxa de assassinato de mulheres do mundo, correspondente a 4,8 para cada 100 mil mulheres e que “o motivo principal desses assassinatos é a cultura machista e da misoginia presente no cotidiano da nossa sociedade”.

  • Foto: Facebook / Aretha DantasAretha Dantas CarvalhoAretha Dantas Carvalho

Ainda segundo a nota, a CEPM pretende reforçar campanhas de conscientização e educação pela igualdade de gêneros. “Além disso, convidamos a toda a sociedade para debater o tema em todos os espaços e denunciar casos de violência contra a mulher”, cita a Coordenadoria.

CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA

A Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres (CEPM-PI) vem a público manifestar o mais profundo repúdio a mais um caso de feminicídio, ocorrido na terça-feira (15).

Conforme noticiado pelos veículos de comunicação, Aretha Dantas Claro, 32 anos, teve a vida covardemente interrompida pelo ex-namorado, identificado como Paulo Alves dos Santos, apontado pela polícia como autor do crime. 

Tragédias como essa, infelizmente, ainda são constantes no país. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2017, o número de assassinatos de mulheres chegou a 4,8 para cada 100 mil mulheres. O Brasil é o país com a quinta maior taxa de feminicídio do mundo. Mulheres são mortas diariamente e o motivo principal desses assassinatos é a cultura machista e da misoginia presente no cotidiano da nossa sociedade. 

Diante desse dado alarmante, o Estado não pode e não se omite em enfrentar todas as formas de violência contra as mulheres. A CEPM irá reforçar campanhas de conscientização e educação pela igualdade de gêneros. E, além disso, convida a toda a sociedade para debater o tema em todos os espaços e denunciar casos de violência contra a mulher. 

Lamentamos e nos solidarizamos com os familiares e amigos de Aretha, desejando que encontrem o conforto na sua memória.

Facebook
Veja também