Viagora

MP determina que Vilma Amorim contenha gastos no Festival do Peixe

O Ministério Público do Piauí expediu recomendação para a Prefeitura de Esperantina.

O Ministério Público do Piauí expediu recomendação para a Prefeitura de Esperantina em relação à 4ª edição do Festival do Peixe, que acontecerá de 26 a 29 de julho deste ano. A Recomendação foi assinada no dia 16 de julho pelos promotores de Justiça Raimundo Nonato Ribeiro e Adriano Fontenele Santos. O evento reunirá piscicultores, empresários e turistas de mais de 40 municípios piauienses da região.

  • Foto: Divulgação/ Prefeitura de EsperantinaFestival do Peixe é lançado no Palácio de Karnak.Festival do Peixe é lançado no Palácio de Karnak.

O MP-PI pediu que as festividades tenham em sua programação horários definidos, com encerramento das atividades, no máximo, às 03h00min, com tolerância de 20 minutos. E determinou que a prefeita Vilma Amorim (PT) se abstenha de realizar gastos elevados pelo município, bem como deixe de realizar contratações em desacordo com as normas constantes na Lei de Licitações, sob pena da imediata adoção das medidas extrajudiciais e judiciais cabíveis.

O órgão ministerial também determinou que o Comando da 4ª Companhia da Polícia Militar providencie e disponibilize a estrutura operacional necessária à segurança pública do evento e que proceda a apreensão de qualquer veículo que esteja utilizando som automotivo ou assemelhados em locais públicos, bares ou similares, em desacordo com a legislação vigente, ou tomando outras providências necessárias.

O evento

De acordo com a prefeita Vilma Amorim, como a piscicultura é uma das principais atividades de trabalho exercidas pela comunidade, o evento tem grande impacto econômico, além de apresentar a todo o Piauí as riquezas locais.

“Essa é uma atividade que se consolida cada vez mais e já faz parte do nosso calendário. É gratificante ver que todos da cidade se mobilizam e contam os dias para que o Festival aconteça”, pontua a prefeita.

Durante lançamento da festividade no Palácio de Karnak, que aconteceu no início deste mês, o governador Wellington Dias destacou que o evento incentiva ainda mais os piscicultores e que o estado tem uma meta de desenvolvimento para a região, sendo um dos próximos passos o investimento na qualificação dos produtores.

“Todos estaremos lá durante os quatro dias de evento, prestigiando as riquezas e a cultura do povo de Esperantina, além de nos deliciarmos com os peixes”, frisa o governador.

O Diretor Superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda, ressaltou que na edição do ano passado do Festival do Peixe, foram negociados 80 mil quilos de peixe e cerca de 25 mil pessoas passaram pelo município durante os quatro dias de evento, movimentando cerca de um milhão de reais no município, no segmento da piscicultura. O Sebrae mais uma vez será parceiro do evento.

O Festival do Peixe contará com cursos como beneficiamento e manejo do peixe no mercado, além da distribuição de sete mil quilos de peixe, adquiridos pelos piscicultores do município, através do programa de aquisição de alimentos.

Atrações como a cantora Damares e o cantor Luan Santana já estão confirmadas para as festas.

Mais conteúdo sobre:

Vilma Amorim

Facebook
Veja também