Viagora

Chico Carvalho é suspeito de beneficiar Progressistas ilegalmente

O Ministério Público Eleitoral no Piauí determinou a instauração de Procedimento Preparatório Eleitoral para apurar suposto abuso de poder político e econômico por parte do prefeito.

O Ministério Público Eleitoral no Piauí determinou a instauração de Procedimento Preparatório Eleitoral para apurar suposto abuso de poder político e econômico por parte do prefeito de Massapê do Piauí, Chico Carvalho (Progressistas). A Portaria nº 30/2018 foi assinada na última sexta-feira (14) pelo procurador regional eleitoral Patrício Noé da Fonseca.

  • Foto: Facebook/Chico CarvalhoPrefeito Chico CarvalhoPrefeito Chico Carvalho

O prefeito é suspeito de ceder bens móveis locados pela prefeitura em benefício de candidatos escolhidos pelo partido ao qual é filiado para disputarem as eleições gerais. Teriam sido beneficiados os candidatos Ciro Nogueira (Senador), Iracema Portella (Deputada Federal) e Belê Medeiros (Deputada Estadual).

  • Foto: Iracema Portella/FacebookChico Carvalho participou de convenção estadual do Progressistas em Teresina, no dia 03 de agosto de 2018.Chico Carvalho participou de convenção estadual do Progressistas em Teresina, no dia 03 de agosto de 2018.

De acordo com a representação protocolada na Procuradoria da República no Piauí, a Prefeitura de Massapê, por meio de licitações fraudulentas, contratou algumas empresas para locar veículos de diversos tipos, marcas e modelos, a fim de atender as necessidades das unidades administrativas daquela municipalidade. Um desses empreendimentos, a Vale do Itaim Construções e Locações de Veículos Ltda, tem como sócio um primo de Chico Carvalho.

No entanto, os automóveis não estariam identificados por sinais distintivos de estarem a serviço da Prefeitura, sendo, além disso, ilegalmente utilizados em campanha eleitoral dos candidatos apoiados pelo prefeito.

Para Patrício Noé da Fonseca, tais fatos configuram, em tese, abuso de poder político e econômico assim como conduta vedada a agentes públicos em período eleitoral. Segundo ele, isso afeta a igualdade de oportunidades entre os candidatos e compromete a normalidade e lisura das eleições.

Outro lado

O Viagora entrou em contato com Chico Carvalho, mas ele não atendeu as ligações. O espaço está aberto para manifestação.

Facebook
Veja também