Viagora

MPE vai acompanhar julgamento de candidatura de Frank Aguiar

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) deferiu a candidatura de Frank Aguiar (PRB) mas o candidato Quem Quem (Avante) entrou com recurso.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) instaurou procedimento administrativo eleitoral para acompanhar, até o final do julgamento, o processo que envolve análise do registro de candidatura do Frank Aguiar (PRB) e de outras dez pessoas. A Portaria nº 16 de 20 de setembro foi assinada pelo procurador regional eleitoral do Piauí Patrício Noé da Fonseca.

  • Foto: Frank Aguiar/FacebookCandidato Frank AguiarCandidato Frank Aguiar

O MPE visa representar ao órgão do Ministério Público Federal, em caso de perda das ações, para a promoção das medidas necessárias ao ressarcimento do erário pelos recursos públicos despendidos nas respectivas campanhas eleitorais.

O candidato ao Senado Federal Francisco das Chagas Costa Oliveira, o Quem Quem (Avante), entrou com recurso ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) contra a decisão que havia aprovado a candidatura de Frank Aguiar, que também pretende disputar o mesmo cargo.

Quem Quem afirma que o candidato do PRB está inelegível devido ter tido reprovadas as suas contas de gestão de quando era prefeito de São Bernardo do Campo-SP. O TRE-PI, quando analisou o caso, se posicionou no sentido de que as irregularidades detectadas são “meramente formais” e que não se apurou indícios de desvio ou manifesto prejuízo ao erário.

Frank Aguiar não apresentou novos argumentos em relação ao recurso de Quem Quem. O processo foi remetido ao Tribunal Superior Eleitoral e está nas mãos do ministro Jorge Mussi.

Veja o nome dos outros candidatos citados na Portaria nº 16:

Acir Pereira Ramos

Antônio de Deus Neto

Antônio Reinaldo Fernandes da silva

Carlos André Pereira Santos

Davina Gonçalves Cordeiro Veloso

Eurimar Nunes de Miranda

Fábio Alves de Castro

 Francisco Chagas Cavalcante Neto

 José Ribamar Ezequiel Filho

Wellington Roniery de Sousa lima

Mais conteúdo sobre:

Ministério Público Eleitoral

Facebook
Veja também