Viagora

Governo diz que peste suína tem focos controlados no Piauí

A Adapi e autoridades vêm trabalhando rigorosamente no combate aos focos da doença, 3 mil animais já foram abatidos.

O Governo do Piauí afirmou, nessa segunda (30), que os focos de peste suína foram controlados no estado. A Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adapi) disse que estão sendo adotadas ações para eliminação mais eficaz dos focos.

De acordo com autoridades, já foram confirmados 16 focos da doença em sete município da região. As ações de combate seguem rigorosamente os procedimentos legais da legislação federal e incluem desde o abate dos animais à sanitização de veículos, pessoas e objetos que tiveram contato com os porcos. Até o momento, sacrificaram mais de 3 mil animais que apresentavam indícios da peste.

O gerente de Defesa Sanitária Animal da Adapi, Idílio Moura, disse que o trabalho tem sido intenso. “A Adapi vem atuando de forma eficiente no combate aos focos de peste suína clássica no Piauí. Todas as medidas preconizadas pela legislação federal e estadual de defesa sanitária animal foram adotadas pelo Governo do Estado. Diante da eliminação desses focos a agência continua vigilante por todo o estado atenta a novos focos da doença”, disse.

Moura explica ainda que não é necessário ter pânico em relação ao consumo da carne de porco. “Pode-se ingerir carne suína normalmente desde que esta tenha passado por um serviço de inspeção oficial. Além disso, o Governo do Estado proibiu eventos agropecuários com suínos. A medida se dá para evitar aglomeração e que um animal contaminado possa passar o vírus para outros por contato direto. Feiras com caprinos, bovinos e outros estão permitidas”, explica.

Facebook
Veja também