Viagora

Estado não realizará atualização cadastral de servidores em 2019

Os quase 100 mil servidores estaduais, dentre ativos e inativos, não precisarão fazer a atualização de seus dados, a exemplo de 2015 e 2017.

A Secretaria Estadual de Administração e Previdência (SeadPrev) está trabalhando na unificação das informações funcionais dos servidores, por meio da implantação do Sistema Integrado de Administração de Pessoas (SIAPE). Por isso, em 2019, os quase 100 mil servidores estaduais, dentre ativos e inativos, não precisarão fazer a atualização de seus dados, a exemplo de 2015 e 2017.

O secretário Merlong Solano afirma que a novidade integrará os diversos sistemas de gestão de pessoas e a folha de pagamento. “É necessário superar a atual situação de que diversos sistemas são utilizados de forma desconexa. Sistemas antiquados que não geram relatórios gerenciais, que não permitem ao gestor visualizar a evolução da despesa com pessoal ou quantas pessoas irão se aposentar nos próximos anos, por exemplo”, ressalta o gestor.

  • Foto: Divulgação/AscomMerlong SolanoMerlong Solano

Nos dias 21, 22 e 23 de agosto, a SeadPrev reunirá servidores da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Corpo de Bombeiros, Metrô, Secretaria Estadual de Segurança, Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Controladoria Geral do Estado (CGE) para um treinamento sobre o SIAPE. Esses seis órgãos fazem parte da primeira fase de implantação, que tem por objetivo avaliar as funcionalidades da plataforma.

Censo

A expectativa é de que a atualização cadastral seja retomada em 2020 com a realização de um censo previdenciário para ativos e inativos. De acordo com dados divulgados pela SeadPrev em 2017, o trabalho de atualização permitiu a identificação de mais de 6 mil servidores acumulando funções e uma economia de R$ 21 milhões por ano.

Parte da economia gerada foi utilizada para a criação do Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público do Piauí (Ciaspi), que promove atendimento individualizado em assistência social, psicológica e psiquiátrica, além de programa de capacitação continuada, avaliação de risco laboral e auxílio aos servidores no processo de aposentadoria

Mais conteúdo sobre:

Merlong Solano

Facebook
Veja também