Alepi aprova projeto de lei que amplia cotas na UESPI
O projeto é baseado na Lei federal nº 12.711/2012, que institui 50% das vagas nos institutos e universidades federais, para estudantes de escola pública, negros, indígenas e pessoas com deficiência.
A Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) aprovou, a proposta de ampliação de vagas de ações afirmativas dos processos seletivos de Ensino Superior e Pós-graduação na Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Agora, segue para sanção do governador Wellington Dias.
De acordo com a proposta, a ampliação das cotas sociais, passa de 30% para 50% para o ingresso no Ensino Superior Público e, 30% para a Pós-graduação stricto-sensu. Este foi o resultado do projeto apresentado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro (Nepa) e o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação e Ciências Sociais (NUPECSO), sob coordenação do professor doutor Élio Ferreira e, professor doutor José Bispo, com apoio do projeto de Lei 171/2020 dos deputados Franzé Silva e Francisco Costa, na Assembleia.
O projeto se baseou na Lei federal nº 12.711/2012, que institui 50% das vagas nos institutos e nas universidades federais para estudantes de escola pública, negros, indígenas e pessoas com deficiência.
Estiveram nessa discussão professores, coordenadores, diretores de departamento, conselheiros e representantes da Defensoria Pública.
Assembleia Legislativa do Estado do Piauí - Alepi
Universidade Estadual do Piauí - UESPI
-
Orquestra de Violões de Teresina é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial
A medida, publicada no Diário Oficial do Estado dessa terça-feira (2), garante reconhecimento a esse projeto que há quase 20 anos promove formação de jovens e difusão da cultura musical. -
São João dos Bairros 2026 promoverá tradição e inclusão em Teresina
De acordo com a prefeitura, o projeto, que há seis anos leva a festa junina para diferentes comunidades da capital, retorna com uma programação especial . -
IPTU e REFIS: prazo para regularização fiscal termina em 30 de junho em Teresina
Os pagamentos à vista, tem 100% de desconto em juros e multas para débitos tributários -
Acusado de ordenar morte da ex-companheira é condenado a 21 anos de prisão em Teresina
Segundo o Ministério Público, Laércio Rodrigues Ferreira ordenou a morte da mulher enquanto estava preso no Rio de Janeiro. -
Prefeitura de Esperantina decreta ponto facultativo após o feriado de Corpus Christi
A medida complementa o feriado nacional de Corpus Christi, celebrado na quinta-feira, 4 de junho.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir