Viagora

Detento do Piauí é aprovado no curso de Administração da UESPI

Detentos de diversas unidades prisionais do Piauí, como Floriano, Picos, Parnaíba e Teresina, obtiveram a média necessária para disputar vagas em instituições públicas e privadas.

Washington Barros, é um dos 166 reeducandos aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) em 2019, aumento de 181% em relação a 2018, com 59 aprovações. Detentos de diversas unidades prisionais do Piauí, como Floriano, Picos, Parnaíba e Teresina, obtiveram a média necessária para disputar vagas em instituições públicas e privadas, em cursos como Física, Química e Ciências Biológicas.

Reeducando da Penitenciária Irmão Guido, em Teresina, Washington Barros, aprovado em Administração na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), conta da expectativa para ingressar na instituição. “Espero que a Justiça permita que eu realize o curso, pois é muito importante para a nova etapa da minha vida e para a minha ressocialização completa”, comenta o detendo. 

  • Foto: Divulgação/Governo do PiauíDetentoDetento aprovado em Administração.

Segundo o interno, a aprovação foi um misto de surpresa e felicidade. “Quando me falaram, eu nem acreditei. Aqui, aproveitamos o nosso tempo da melhor maneira, investindo no conhecimento e no estudo. Participo do Leitura Livre, fiz teatro, curso de Microempreendedor e trabalho na cozinha. Já que o sistema prisional nos dá essa oportunidade, temos que agarrar com toda a nossa vontade. Pretendo aprender tudo o que eu puder e usar na administração do negócio da minha família, o circo, quando eu sair”, conta Washington Barros. 

Marcelo Everton, também da Irmão Guido, é outro aprovado no Enem. Ele passou em Química na Universidade Federal do Piauí (UFPI), e vê a aprovação como uma superação. “Fiquei admirado comigo mesmo. Graças a essa unidade, pude fazer a prova e ver que posso dar a volta por cima. Já me sinto um vencedor. Nada melhor que a educação como ponto de partida para a ressocialização”, afirma o interno. 

Para a coordenadora de ensino da Secretaria de Estado da Justiça do Piauí (Sejus-PI), Jussyara Valente, a educação proporciona novos horizontes para os privados de liberdade. “Tivemos muitas aprovações e isso é uma grande vitória para os reeducandos, familiares e todos os envolvidos nesse trabalho. É nítido o envolvimento e interesse dos internos em adquirir conhecimento e buscar novos caminhos. Basta compararmos os números dos anos anteriores, para termos a certeza de que estamos avançando”, ressalta a coordenadora. 

Facebook
Veja também