Piauí é o 3º estado com maior percentual de alimentação fresca
Os piauienses consomem mais alimentos que não sofreram alteração após terem deixado a natureza do que em outros estados, apontou uma pesquisa do IBGE.
Uma Pesquisa de Orçamentos Familiares divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que o Piauí se destacou no cenário nacional em relação à disponibilidade de alimentação fresca nos domicílios.
Segundo o levantamento, no Piauí os alimentos “in natura” de origem vegetal ou animal que são consumidos em seu estado natural, ou seja, não sofreram nenhuma alteração após terem deixado a natureza, representam 64,3% dos alimentos totais disponíveis para consumo nas casas piauienses, superando a porcentagem a nível nacional que é de 49,5%. Em termos de percentual das calorias disponíveis de alimentos naturais e minimamente processados para consumo nos domicílios, o Piauí ocupa a 3ª. maior colocação no país, ficando atrás do Maranhão (67,3%) e Tocantins (66,4%).
Nas regiões Norte e Nordeste, no meio rural e entre famílias com menor renda, a participação de alimentos in natura ou minimamente processados e de ingredientes culinários estava bem acima da média do país, ultrapassando três quartos da disponibilidade domiciliar de alimentos. No Sul e Sudeste entre famílias com maior renda, embora alimentos in natura ou minimamente processados e ingredientes culinários processados ainda predominem, alimentos ultra processados já representam mais de um quinto das calorias adquiridas.
No Piauí, dentre os alimentos in natura e minimamente processados, destacam-se em termos de calorias disponíveis para consumo nos domicílios: arroz (29,5%), carne de aves (6,8%), farinha de milho/fubá (5,3%), feijão (4,3%), leite (4,1%), carne bovina (2,8%), frutas (2,4%), farinha de mandioca (1,5%) e macarrão (1,4%).
IBGE
-
Polícia e MP discutem estratégias para fortalecer investigações de violência doméstica
O encontro foi realizado nessa quarta-feira (03), na sede da Delegacia Geral, em Teresina, com a participação do delegado-geral Luccy Keiko. -
Silvio Mendes nomeia mais de 400 aprovados em concurso da Semec de Teresina
As convocações para cargos de níveis superior e técnico-administrativo foram publicadas no Diário Oficial do Município dessa quarta-feira (3). -
Picos Cidade Junina reúne multidão com atrações nacionais e locais
A primeira noite contou com shows de Elba Ramalho, Bruno & Marrone e Tropykália; evento deve movimentar mais de R$ 50 milhões na economia regional -
Projeto Sasakawa reforça combate à hanseníase em Teresina com capacitações
A iniciativa da FMS busca ampliar o diagnóstico precoce, reduzir casos da doença e combater o preconceito que ainda afeta pacientes na capital. -
Serra da Capivara no Piauí celebra 47 anos como patrimônio da humanidade
O parque localizado no sudeste do Piauí reúne a maior concentração de sítios arqueológicos das Américas e segue como referência mundial em pesquisa, preservação e turismo.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir