Viagora

Receita abre consulta a lote residual de restituição nesta quinta

Os contribuintes devem receber nesta próxima quinta-feira, dia 30 de dezembro, o pagamento que será realizado na conta informada na declaração do Imposto de Renda.

Nesta quinta-feira (23), a Receita Federal abre consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de dezembro. Cerca 175 mil contribuintes devem receber R$ 285 milhões nesta próxima semana.

A página da Receita Federal está disponível para consulta a partir das 10h por meio da internet, o contribuinte precisa selecionar a opção “Meu Imposto de Renda” e logo ápos deve selecionar a opção “Consultar a Restituição”. Além disso, a consulta também pode ser realizada no aplicativo da RF.

Os contribuintes devem receber nesta próxima quinta-feira, dia 30 de dezembro, o pagamento que será realizado na conta informada na declaração do Imposto de Renda. O lote compreende a malha fina deste ano e dos anos anteriores.

Neste ano o número de contribuintes que serão contemplados totaliza 174.482, deste total, cerca de 124.715 encaminharam a declaração até o dia 22 de novembro e quitaram suas dívidas com o Fisco. Outros 11.367 contribuintes possuem o magistério como maior fonte de renda no magistério, há também os idosos acima de 80 anos que representam 4.183 deste número, e 3.351 de pessoas com alguma deficiência física ou mental ou doença grave.

O contribuinte que não estiver na lista deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Caso possuía alguma pendência deve enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Em caso do valor não ser depositado na conta informada na declaração, como o caso de conta desativada, o pagamento fica disponível para resgate pelo período de até um ano no Banco do Brasil.

Para acessar esta restituição é preciso agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB, ou ainda ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Se o contribuinte não realizar o resgate do dinheiro no período estipulado pela Receita Federal, ele deve requerer o valor através do Portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, depois basta selecionar a opção “Meu Imposto de Renda” e, em seguida o campo "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

Com informações da Agência Brasil

Mais conteúdo sobre:

Receita Federal

Facebook
Veja também