Viagora

Defesa Civil do Piauí alerta municípios com histórico de enchentes

Todos os anos, algumas cidades como Barras, Batalha, Esperantina, Parnaíba e União são afetadas com as intensas chuvas que caem no estado.

A Defesa Civil estadual está trabalhando em parceria com o Corpo de Bombeiros do Piauí para minimizar os transtornos do período chuvoso de 2021 aos piauienses.

Todos os anos, algumas cidades como Barras, Batalha, Esperantina, Parnaíba e União são afetadas com as intensas chuvas que caem no estado.

  • Foto: Divulgação/Governo do PiauíSecretário de Estado da Defesa Civil, Geraldo Magela.Secretário de Estado da Defesa Civil, Geraldo Magela.

O secretário de Estado da Defesa Civil, Geraldo Magela, afirmou que será encaminhado um ofício aos municípios com medidas que devem ser tomadas em caso de enchentes.

“Vamos encaminhar um ofício aos municípios com medidas sobre o que fazer em caso de enchentes e, principalmente, medidas de prevenção à população em geral. Precisamos do empenho dos gestores com algumas ações, como limpeza de vias públicas, desassoreamento de córregos e verificação de áreas de riscos. Também vamos pedir a colaboração dos gestores de cidades com histórico de enchentes, principalmente porque ainda estamos no período de pandemia, caso seja necessário abrigar famílias”, destacou o secretário.

O documento que está sendo preparado à população em geral contém dicas como ficar em local protegido, caso de chuva forte; evitar ficar embaixo de árvores; durante a incidência de raios evitar ter contato com a rede elétrica; se tiver que sair durante uma forte chuva; evitar passar em enxurradas e informar aos órgãos competentes sobre a iminência ou ocorrência de um desastre.

Para evitar a transmissão do Novo Coronavírus, a Defesa Civil destaca aos gestores de cidades com histórico de enchentes os cuidados com abrigos, como por exemplo, evitar ter famílias distintas abrigadas em um mesmo local.

O documento pede ainda que seja feito um levantamento no município de famílias em áreas de risco de acordo com situações de anos anteriores, principalmente as que ficam localizadas às margens de riachos ou córregos.

Facebook
Veja também