Viagora

Sites do Governo do Estado do Piauí são alvos de ataques hackers

De acordo com a Agência de Tecnologia da Informação, o acesso indevido aconteceu nesse domingo (16), mas a ação dos hackers não interferiu em outros servidores e não gerou perda de dados.

Na noite desse domingo (16), os sites da Polícia Militar e Civil do Piauí, da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) e do Diário Oficial do Estado do Piauí, foram alvos de ataques hackers e até o momento estão fora do ar.

De acordo com a nota emitida pela Agência de Tecnologia da Informação, o acesso indevido na página não interferiu em outros servidores e não gerou perda de dados.

“Destacamos que o acesso resumiu-se a somente “pichação” da página, não tendo alcance e impacto em outros servidores nem perda de dados”, afirma em trecho da nota.

Ainda segundo a ATI, o sistema foi temporariamente desligado para que não houvesse problemas posteriores e neste momento os portais do Governo passam por um processo de migração

“Atualmente já encontra-se com 8 portais no novo formato, que não tiveram nenhum impacto, continuam disponíveis, como exemplo o https://portal.pi.gov.br/ati/”, ressalta em trecho da nota.

As equipes da Agência de Tecnologia da Informação afirmaram que após os ajustes necessários os sites deverão retornar ao funcionamento normal em torno de 48h.

Confira a nota na integra

A Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí –ATI informa que na noite do dia 16/01/2022 ocorreu um acesso indevido ao portal da Polícia Civil e Secretaria de Segurança, todavia destacamos que o acesso resumiu-se a somente “pichação” da página, não tendo alcance e impacto em outros servidores nem perda de dados.

Ao ser detectado o problema, a equipe, por medida de segurança, fez o desligamento do sistema para se preservar o ambiente e evitar novos acessos indevidos. É importante pontuar que a ATI encontra-se em fase de migração de todos os portais do Governo para um novo ambiente, mais seguro e atualizado. E que atualmente já encontra-se com 8 portais no novo formato, que não tiveram nenhum impacto, continuam disponíveis, como exemplo o https://portal.pi.gov.br/ati/.

Ressaltamos que todas as medidas já foram tomadas para evitar outra problemática similar futura e que a equipe da ATI está trabalhando nos ajustes necessários com uma previsão de retorno em até 48h destes sites.

Facebook
Veja também