Viagora

Bombeiros orientam sobre cuidados ao dirigir com chuvas no Piauí

Segundo o Corpo de Bombeiros, a principal recomendação é evitar trafegar pelas áreas alagadas.

O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí faz algumas recomendações para a população evitar riscos em situações de enxurradas e enchentes devido a intensidade das chuvas no estado.

A principal recomendação do Corpo de Bombeiros é evitar trafegar pelas áreas alagadas, seja a pé, de bicicleta, moto ou em outros veículos. O tenente Eduardo ressalta que as pessoas devem estacionar o veículo em um local seguro e aguardar até a chuva passar.

“Caso tenha enxurradas, a pessoa deve evitar enfrentar as águas, independente do meio de transporte que estiver e, principalmente, se estiver a pé. Para quem estiver de carro ou moto, a recomendação é estacionar o veículo em local seguro e aguardar a chuva passar”, explicou.

O tenente-coronel José Veloso orienta que as pessoas façam uma gestão do tempo e evitem o horário que as chuvas costumam ocorrer, após as 16h. “O ideal é que as pessoas evitem se deslocar nesse horário, que geralmente é o horário que estão ocorrendo nossas chuvas. Não sendo possível, deve-se procurar abrigo seguro e fazer o deslocamento só após o término da chuva”, afirmou.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, se a pessoa já estiver na rua e começar a chover forte, em primeiro lugar, deve-se observar os outros carros que eventualmente estejam trafegando pelo local do alagamento. Se a água já estiver ultrapassando a metade da roda, a pessoa deve desistir de tentar atravessar, pois o risco de entrar água no motor do veículo aumenta consideravelmente e a falta de visibilidade do asfalto, também pode fazê-lo cair em buracos fundos, danificando a suspensão.

O coronel Veloso reforça ainda que não se deve estacionar debaixo de árvores para se proteger da chuva, bem como perto de outdoors ou torres. “Se estiver a pé, de moto ou bicicleta o risco é ainda maior por conta dos raios, que podem atingir também grades e cercas de arame, antes, durante e após a chuva”, explicou.

Conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de mais chuvas nos próximos dias em todo o estado.

Risco de contato com a água de enxurradas e enchentes

De acordo com o tenente Eduardo, o contato com a água de enxurradas e enchentes oferece ainda riscos de contaminação e por isso devem ser evitadas.

“As pessoas devem evitar o contato com áreas alagadas por diversos motivos, entre eles o risco de contrair doenças, como a leptospirose, além de perigos submersos, como bueiro destampado, um buraco, um galho de árvore, fios descascados, e animais silvestres fugindo dos alagamentos como cobras e jacarés”, alertou.

Facebook
Veja também