Viagora

Recenseadora do Piauí faz entrevista em Libras com moradora surda

De acordo com o IBGE, a pesquisa aconteceu na terça-feira (4) de outubro no Povoado Alegria.

Na primeira terça-feira (4) de outubro, a recenseadora Jaqueline Lopes realizou entrevista através da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em residência, onde a única adulta responsável era uma pessoa com deficiência auditiva, no povoado Alegria, zona rural do Piauí.

De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para ser informante do questionário do questionário no Censo Demográfico 2022 é necessário ter idade mínima de 12 anos. Na situação, na moradia, residia somente duas pessoas a adulta surda e sua filha, uma criança de seis anos de idade.

Foto: Divulgação/IBGERecenseadora Jaqueline Lopes
Recenseadora Jaqueline Lopes

Conforme o IBGE, como forma de prosseguir a avaliação regional do Censo, a servidora colocou em prática conhecimentos básicos que possui em Libras. A recenseadora Jaqueline ressalta que não é intérprete ou fluente no idioma e que a entrevistada se trata de ‘surda oralizada’, ou seja, que realizada leitura labial.

“A moça falou que não poderia responder porque era surda, então fiz um sinal pra ela, que compreendeu e disse que poderíamos entrar. Sempre me interessei por assuntos de inclusão. Eu costumava observar os surdos se comunicando em diversos locais como supermercados, nas ruas, nas paradas de ônibus, etc. E via que nós, como sociedade, tínhamos uma barreira de comunicação muito grande.”, destacou.

Ainda durante depoimento, a servidora do IBGE, Jaqueline Lopes, reiterou que apesar da situação ser incomum, Libras ainda é a segunda língua oficial do Brasil e que seu conhecimento deveria ser de geral pela população. “A Libras é a segunda língua oficial do país e a maioria da população não tem noção nem do alfabeto básico. Eu queria ser capaz de me comunicar com essas pessoas caso um dia precisasse, e, de certa forma, quebrar um pouco essa barreira.”, finalizou a recenseadora piauiense.

Segundo o IBGE, o Censo Demográfico está em campo desde o dia 1º de agosto e os recenseadores irão visitar todas as residências do país, empenhando esforços para ultrapassar eventuais dificuldades de acesso e de comunicação. No Piauí, mais de 2 milhões de pessoas já foram recenseadas. A operação deve ser finalizada até o início de dezembro.

Mais conteúdo sobre:

IBGE

Censo 2022

Facebook
Veja também