Viagora

IBGE: Metade da população preta e parda do Piauí está em situação de pobreza

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, os dados são do estudo “Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil”, realizado no ano de 2021.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no estudo “Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil”, aponta que cerca de 1,2 milhão 47. 2 % de pessoas de cor ou raça preta estavam em situação de pobreza no Piauí em 2021.

De acordo com o estudo, 44.7% do total da população, cerca de 1.4 milhão de piauiense nos parâmetros do Banco Mundial para definir a condição de pobreza, famílias que vivem com US$ 5 dólares por dia, estavam nessa situação em 2021. Os dados mostram que pessoas de cor ou raça branca apresentavam o menor número nessa situação, cerca de 225 mil, 34.3%, do total.

Ainda de acordo com o IBGE, 15% da população do Piauí estavam em extrema pobreza, ou seja, viviam com US$ 1,9 dólares por dia. Nos dados consta que 15.9% das pessoas em situação de extrema pobreza são de cor ou raça preta e parda, equivalendo a 417 mil pessoas.

Conforme os dados da pesquisas, 11.7% das pessoas em extrema pobreza no estado são pessoas de cor ou raça branca, cerca de 76 mil.

Mais conteúdo sobre:

Piauí

IBGE

Brasil

Facebook
Veja também