Viagora

SUS faz atendimento de 74,5% das crianças no Piauí, aponta IBGE

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o estado ficou 8,6 pontos percentuais acima da média do Brasil, de 66,4% de atendimentos na rede pública de saúde.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou dados que mostram que 74,5% do atendimento primário à saúde infantil é realizado em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), no Piauí.

De acordo com o IBGE, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Unidades de Saúde da Família (USF), são responsáveis por cerca de 53% dos atendimentos, já as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e locais de atendimento 24 horas ao público, tem a taxa de 21,5% dos casos. Os dados também mostram que os atendimentos à saúde infantil efetuados por hospitais privados são de 23,3%.

Ainda de acordo com o IBGE, o atendimento feito pelo SUS ao público infantil no Piauí, ficou 8,6 pontos percentuais acima da média do Brasil, que registrou a taxa de 66,4% de atendimentos efetuados na rede pública de saúde.

Os dados divulgados mostram também que os responsáveis pelas crianças deram notas de 0 a 10 para os atendimentos, onde as notas de 0 a 6 ficaram com 16,3%, as avaliações de 7 e 8 obtiveram 31%, por fim as notas de 9 a 10 superaram a média de avaliação nacional, 52,7% no Piauí, e 47,6% no Brasil.

Outro dado informado os motivos para as notas ao atendimento, os principais motivos para a avaliação positiva no atendimento do SUS ao público infantil foram; o acolhimento com 39,9%; Atuação dos profissionais da unidade de saúde com 30%; e a agilidade com a taxa de 24,4%.

Mais conteúdo sobre:

Piauí

IBGE

Brasil

Facebook
Veja também