Viagora

Proaja: Programa de alfabetização atenderá 200 mil pessoas no Piauí

O programa tem como objetivo, acelerar a redução do índice de analfabetismo entre Jovens e Adultos no Estado do Piauí

 O Governo do Estado informou que implantou o Proaja, maior programa de alfabetização de jovens e adultos do Estado, com o objetivo de acelerar a redução do índice de analfabetismo no Piauí.

Segundo o governo, a meta é chegar até 2023 atendendo a 200 mil jovens, adultos e idosos. Atualmente, 183 mil pessoas estão matriculadas e, desses, 170 mil já estão recebendo aulas em 203 municípios.

Foto: Divulgação/Governo do EstadoTurma do Proaja
Turma do Proaja

Conforme o Estado, até agora, 1.577 bolsas já foram pagas e 108.851 estudantes estão aptos ao recebimento da primeira parcela da bolsa, uma vez que cumpriram com 75% de frequência nas aulas do período. Um total de 41.932 foram enviadas à Caixa Econômica Federal e devem ser liberadas até 21 de abril.

Ao todo, são 9.601 turmas com carga horária que duram de quatro a seis meses, com formatura das primeiras turmas ainda no primeiro semestre. Até o fim do ano, o Proaja chegará aos 224 municípios do Estado. O programa é realizado por meio da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com instituições de ensino e com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), como uma estratégia para acabar com o analfabetismo no Piauí.

De acordo com a coordenadora do Proaja, Conceição Andrade, até o momento, 35 entidades estão credenciadas para atender a demanda da alfabetização nos 224 municípios do Piauí. Essas entidades são responsáveis pela busca das pessoas analfabetas, pela contratação dos alfabetizadores e por toda a metodologia aplicada nas turmas.

Por: Matheus Santos

Com informações da CCOM

Facebook
Veja também