Viagora

Programa Empreendendo Vidas promove capacitação de mulheres no Piauí

Segundo a superintendente da Suparc, Erica Feitosa, além de garantir qualificação para as mulheres, a ação também tem o objetivo de assegurar igualdade, segurança econômica e transformação social.

Na manhã dessa segunda-feira (04), a governadora, Regina Sousa, e o novo secretário de Governo, Antônio Rodrigues Neto, se reuniram com a Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) para discutir sobre o projeto Programa Empreendendo Vidas que visa capacitar, qualificar e orientar mulheres acerta do acesso ao crédito e novos negócios no Piauí.

De acordo com a superintendente da Suparc, Erica Feitosa, além de garantir qualificação para as mulheres, a ação também tem o objetivo de assegurar igualdade, segurança econômica e transformação social para as empreendedoras em variados setores.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíReunião da Suparc com a governadora Regina Sousa.
Reunião da Suparc com a governadora Regina Sousa.

Ainda segundo a Suparc, o programa será iniciado a partir deste mês de abril e será executado através das concessionárias de PPP do Piauí, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Instituto Federal do Piauí (IFPI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado – Piauí Fomento.

Conforme o Governo do Piauí, turmas pilotos serão formadas em Teresina que devem operar de forma gradual e sistemática para posteriormente o projeto ser ampliado para as cidades interioranas do Estado.

Uma ação intitulada Costurando o Empreendedorismo faz parte do projeto e visa assegurar qualificação profissional e contínua para as trabalhadores e empreendedoras da área do mercado Têxtil do Piauí, segundo a Suparc.

Dessa forma, o curso Projeto Capacitação e Formação Técnica Profissionalizante será realizado através de parcerias com o Povo Piauí Center. As aulas terão início neste mês e possuem carga horária de 480 horas/aula.

A temática das aulas terá enfoque na gestão de negócios e o curso é dividido em uma segunda fase onde as alunas devem explorar suas ideias ou empreendimento pelo período necessário para sua inserção e estabilização no seguimento, como explica a Suparc.

Ainda segundo o Governo do Piauí, a medida também possui um projeto de extensão que tem como nome Produzindo o Futuro: Aromas e Sabores do Empreender, com o objetivo de levar conhecimento sobre técnicas de conservação de alimentos e aplicações culinárias para gerar inovação e fonte de renda aos piauienses. A ação é voltada para os membros das entidades assistenciais beneficiadas pelo Banco de Alimentos.

As concessionárias do programa de PPP do Estado do Piauí ainda devem promover palestras e oficinas destinado a inclusão digital de mulher empreendedorismo e seus negócios através do projeto Mulheres Para o Mercado Empreendedor.

De acordo com a Suparc, as palestras, cursos e oficinas promovidas pelo Sebrae e IFPI terão como tema Marketing Digital, Gestão de Social Média, além de tutoriais para uso de plataformas como WhatsApp Business.

Facebook
Veja também