Viagora

Sindicato solicita à Sesapi dentistas em todos os hospitais do Piauí

O presidente do Sindicato dos Odontologistas do Estado do Piauí se reuniu com o atual secretário de saúde, Neris Júnior, para discutir o assunto.

Nessa quarta-feira (06), o Secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, recebeu a visita do Presidente do Sindicato dos Odontologistas do Estado do Piauí, Sérgio Pires, e membros da diretoria da entidade, que solicitaram a implantação do serviço de buco-maxilo-facial em todos os hospitais do Piauí.

Conforme a Sesapi, atualmente o atendimento do profissional ocorre nos hospitais estaduais das cidades de Parnaíba, Floriano, Picos e Oeiras. 

De acordo com o secretário da Saúde, para que todo o estado seja beneficiado pelo serviço, será necessária a presença deste profissional nos hospitais de Piripiri e São Raimundo Nonato.

Ainda conforme a Sesapi, o cirurgião especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais é um profissional da Odontologia que tem pós-graduação realizada em ambiente ambulatorial e hospitalar, por isso, tem amplo conhecimento sobre os traumas de face, patologias maxilofacias, cirurgias necessárias para as correções das deformidades da face, distúrbios da articulação têmporo-mandibular entre outras atuações.

O presidente do sindicato também falou sobre a importância de ter um dentista dentro das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e, nestes locais, o paciente tem entre cinco a dez vezes o aumento do risco de contrair infecção. Como os pacientes estão impossibilitados de manter uma higienização bucal adequada, necessita do suporte de um profissional dentista para esta tarefa.

O secretário de saúde destaca que as bactérias presentes na boca podem ser aspiradas e causar pneumonias de aspiração. ”A pneumonia é uma infecção debilitante, em especial, no paciente imunocomprometido como o oncológico”, explica.

Neris Júnior esclarece ainda que já existe um projeto de lei em andamento na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

Por Amanda Santiliana

Facebook
Veja também