Sindicato solicita à Sesapi dentistas em todos os hospitais do Piauí
O presidente do Sindicato dos Odontologistas do Estado do Piauí se reuniu com o atual secretário de saúde, Neris Júnior, para discutir o assunto.
Nessa quarta-feira (06), o Secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, recebeu a visita do Presidente do Sindicato dos Odontologistas do Estado do Piauí, Sérgio Pires, e membros da diretoria da entidade, que solicitaram a implantação do serviço de buco-maxilo-facial em todos os hospitais do Piauí.
Conforme a Sesapi, atualmente o atendimento do profissional ocorre nos hospitais estaduais das cidades de Parnaíba, Floriano, Picos e Oeiras.
De acordo com o secretário da Saúde, para que todo o estado seja beneficiado pelo serviço, será necessária a presença deste profissional nos hospitais de Piripiri e São Raimundo Nonato.
Ainda conforme a Sesapi, o cirurgião especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais é um profissional da Odontologia que tem pós-graduação realizada em ambiente ambulatorial e hospitalar, por isso, tem amplo conhecimento sobre os traumas de face, patologias maxilofacias, cirurgias necessárias para as correções das deformidades da face, distúrbios da articulação têmporo-mandibular entre outras atuações.
O presidente do sindicato também falou sobre a importância de ter um dentista dentro das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e, nestes locais, o paciente tem entre cinco a dez vezes o aumento do risco de contrair infecção. Como os pacientes estão impossibilitados de manter uma higienização bucal adequada, necessita do suporte de um profissional dentista para esta tarefa.
O secretário de saúde destaca que as bactérias presentes na boca podem ser aspiradas e causar pneumonias de aspiração. ”A pneumonia é uma infecção debilitante, em especial, no paciente imunocomprometido como o oncológico”, explica.
Neris Júnior esclarece ainda que já existe um projeto de lei em andamento na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
Por Amanda Santiliana
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
-
Fiscalização flagra descarte irregular de lixo e apreende veículo em Teresina
Durante a abordagem inicial, os fiscais constataram que o veículo não possuía placa de identificação. -
Coronel Egídio Leite é nomeado corregedor do Corpo de Bombeiros do Piauí
A medida foi publicada nessa quinta-feira (23), no Diário Oficial do Estado. -
MPPI acompanha queima prescrita no Parque Nacional de Sete Cidades
A técnica de manejo do fogo é executada por profissionais capacitados e sob condições controladas de clima, umidade e vento. -
Homem morre após ser atropelado por carro na PI-238 em Picos
Segundo informações preliminares, o acidente aconteceu na madrugada desta sexta-feira (24) e o motorista do veículo fugiu sem prestar socorro. -
Juíza Valdênia Moura Marques de Sá assume diretoria da Escola Judiciária do Piauí
A posse da magistrada aconteceu nessa quinta-feira (23) e foi referendada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador José Wilson Ferreira de Araújo Júnior.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir