Viagora

Piauí tem duas semanas com média móvel de óbitos por Covid zerada

Para Neris Junior, secretário de Estado da Saúde, a vacinação teve uma influência substancial nesse decréscimo de mortes e casos em decorrência das complicações do coronavírus.

O estado do Piauí atingiu duas semanas com a média móvel de mortes por Covid-19 zerada, segundo os dados do Painel Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde. Uma queda acentuada da média de casos da doença também foi registrada.

Para Neris Junior, secretário de Estado da Saúde, a vacinação teve uma influência substancial nesse decréscimo de mortes e casos em decorrência das complicações do coronavírus. “Desde que começamos nossa campanha de vacinação percebemos a adesão da nossa população e este fator foi de suma importância para hoje apresentarmos média móvel de óbitos pela doença zerada. As medidas adotadas pelos decretos do Governo do Estado também foram essenciais para chegarmos a esta situação”, explica.

De acordo com os dados do painel, nos últimos 14 dias o estado apresentou uma queda de 50% nas mortes, e a média móvel zerada. Os casos apresentaram uma queda de 33%, com a média móvel de 02 casos nas últimas duas semanas. A média móvel é um recurso que permite analisar se o número de casos confirmados e o de mortes da Covid-19 na última semana tem aumentado ou diminuído, de acordo com o mesmo intervalo de tempo das semanas anteriores.

O superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães, explica que “estudos da UFPI, também apontam que nossa taxa de positividade está zerada”, “Estudos da UFPI também apontam que nossa taxa de positividade está zerada, nas últimas duas semanas. Mas lembramos que a pandemia não acabou e é muito importante que nossa população continue tomando suas doses da vacina, e permanecemos vigilantes para que possamos está aí colhendo estes números de não ter óbitos e casos ativos para seguirmos a vida norma”, destaca.

As ocupações de leitos destinados à doença também apresentaram uma queda expressiva. Até esta segunda-feira (23), a ocupação de leitos clínicos estava em 12%, com 18 pessoas internadas, já as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) estão com a ocupação de 27,8%, com 10 pessoas internadas. Já os leitos de estabilização contam com 7,8% ocupados, com 04 pessoas internadas.

Facebook
Veja também