Viagora

Lei cria dia estadual de conscientização da síndrome de Edwards no Piauí

O calendário oficial de eventos do Estado do Piauí integra o Dia Estadual de Conscientização da Síndrome de Edwards que será comemorado no dia 6 de maio.

Nessa segunda-feira (6), a governadora Regina Sousa sancionou a Lei 7.805/2022 onde integra ao calendário oficial de eventos do Estado do Piauí o Dia Estadual de Conscientização da Síndrome de Edwards que será comemorado no dia 6 de maio.

A nova lei é de autoria do deputado estadual Franzé Silva (PT) onde informa que a data de comemoração visa esclarecer e apoiar familiares e profissionais da saúde sobre os cuidados paliativos da síndrome de Edwards.

A Síndrome de Edwards (SE – Trissomia 18) é resultado de um desenvolvimento extra do cromossomo 18. É muito rara e não possui tratamento e, geralmente, fatal desde o nascimento por causar anomalias no paciente.

O deputado estadual, ainda sobre a lei, ressalta: “A síndrome de Edwards provoca atraso no desenvolvimento do feto e, o que pode resultar em abortos espontâneos e malformações graves, como a microcefalia e problemas cardíacos, reduzindo, portanto, a expectativa de vida dos bebês”, explica Franzé Silva. “A governadora Regina Sousa foi muito sensível à causa, ao sancionar a Lei.” finaliza Franzé.

Facebook
Veja também