Viagora

IBGE abre seletivo com 28 vagas para recenseadores no Piauí

As inscrições são realizadas de forma gratuita através de formulário virtual e devem ser feitas até a próxima quarta-feira (15).

Nesta quinta-feira (09), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu o processo seletivo simplificado complementar que visa a contratação temporária de 28 recenseadores do Censo 2022 no Piauí, as vagas são distribuidas em 17 municípios. As inscrições são realizadas de forma gratuita através de formulário virtual e devem ser feitas até a próxima quarta-feira (15).

Conforme o coordenador de Recursos Humanos, Bruno Malheiros, as vagas são destinadas para candidatos com ensino fundamental completo, eles serão selecionados a partir da analise do currículo.

“Os candidatos devem preencher o formulário com os dados relativos à formação, e essa análise de títulos será classificatória. Quando forem convocados, eles precisam comprovar a titulação”, explica.

Segundo o IBGE, a lista com os candidatos aprovados tem previsão para ser divulgada no dia 30 de junho. O recenseador selecionado passará por um treinamento obrigatório antes de começar a coleta do censo. No edital consta que o profissional deve ter uma jornada de trabalho mínima de 25 horas semanais, com contrato de até três meses.

Ainda conforme o instituto de pesquisa, o profissional que coleta o censo tem como principal papel entrevista os moradores da região neste processo. A remuneração varia conforme o tempo que o recenseador está atuando na coleta, bem como o grau de dificuldade constada na abordagem aos domicílios. Dessa forma, ele recebe de acordo com a produção que se dedica.

O IBGE disponibiliza uma ferramenta online para que os interessados possam calcular a estimativa de quanto poderá receber, através de uma simulação.

Ainda segundo o IBGE, no Piauí foi destinada uma vaga para estes dezesseis municípios: Alvorada do Gurgueia, Baixa Grande do Ribeiro, Cajueiro da Praia, Colônia do Gurgueia, Flores do Piauí, Guadalupe, Jerumenha, Luís Correia, Morro Cabeça no Tempo, Nazária, Pajeú, Queimada Nova, Ribeiro Gonçalves, São Gonçalo do Gurgueia, Sebastião Leal e Socorro do Piauí. Já para a zona rural da capital, Teresina, há ainda 12 vagas.

Conforme o Edital, dentre as 28 oportunidades, 3 são para ampla concorrência, 8 reservadas para pessoas com deficiência e 17 para pessoas pretas ou pardas.

Segundo afirma o coordenador de Recursos Humanos, Bruno Malheiros, serão contratados 206.891 profissionais de forma temporária para a coleta de dados neste ano.

“Dessas vagas, 183.021 são para recenseadores, que passarão por treinamento entre os dias 18 e 22 de julho. Mais de 130 mil vagas para essa função foram preenchidas na seleção realizada em abril”, explica.

Bruno Malheiros ainda pontua que o processo seletivo complementar visa fazer a contratação de recenseador para preenchimento das vagas do processo simplificado que não foram ocupadas.

“O processo complementar tem o objetivo de contratar pessoal para as vagas que não foram preenchidas no processo seletivo simplificado. A diferença entre as duas seleções é que no PSS complementar há análise curricular em vez de prova e não é cobrada taxa de inscrição”, afirma.

Com base o Edital do IBGE, os profissionais deverão ser contratados a partir dos termos que consta na Lei Lei 8.745, “que permite a admissão de pessoal por tempo determinado a fim de atender à necessidade temporária de excepcional interesse público”.

Com informações da Agência Brasil

Mais conteúdo sobre:

IBGE

Facebook
Indicado para você
Veja também