Aeroporto de Teresina faz alerta sobre risco de acidentes com pipas
De acordo com a empresa que administra o local, as pipas podem causar interferências e até acabarem dentro dos motores das aeronaves, causando assim um acidente.
O Aeroporto de Teresina, faz alerta sobre riscos de acidentes causados por pipas nas regiões próximas as pistas dos aviões e espaço aéreo.
De acordo com o Luís Spanner, responsável pela Segurança Operacional da CCR Aeroportos, as pipas podem causar interferências e até acabarem dentro dos motores das aeronaves, causando assim um acidente. "As pipas podem causar interferências nos voos pelo risco de serem absorvidas pelo motor da aeronave ou enroscar na hélice dos helicópteros. Também podem danificar algum componente essencial desses equipamentos. O momento de maior risco ocorre durante os procedimentos de pouso e decolagem", explica.
Ainda de acordo com Luís Spanner, a queda de pipas dentro da área dos aeroportos pode ocasionar na entrada de crianças em regiões protegidas acontecendo assim algum incidente. “A tentativa de entrada em áreas protegidas das pistas dos aeroportos pode gerar uma série de ocorrências, entre elas, incidentes como arremetidas de aeronaves durante processo de pouso e atrasos nas operações de decolagem”, ressalta.
A administradora CCR Aeroportos possui a concessão dos aeroportos de Minas Gerais (Pampulha), Santa Catarina (Navegantes), Goiás (Goiânia), Piauí (Teresina) e Maranhão (São Luís). Segundo dados da empresa, cerca de 48% das ocorrências envolvendo pipas, afetam as operações na pista de pouso e decolagem. O responsável pela Segurança Operacional da empresa, afirma que o domingo, é o dia que mais possui ocorrências. “Nos aeroportos administrados pela CCR, observou-se que 48% das ocorrências com pipas afetam as operações da pista de pouso e decolagem, com a queda ou sobrevoo de pipas nos aeródromos. Também detectamos que o dia da semana em que mais ocorrem eventos com pipas é no domingo, principalmente no período da tarde, entre 14 e 18h”, destaca Luís Spanner.
Ainda segundo a empresa, em Teresina, foram registradas três ocorrências com pipas, registradas nas vias de serviço da área operacional do aeroporto, causando impactos nas operações.
Conforme o Código Penal, Art. 261, expor a perigo aeronave ou praticar qualquer ato que possa impedir ou dificultar a navegação aérea é crime, com pena de dois a cinco anos de prisão.
-
Governo do Piauí cria grupo técnico para reduzir mortes no trânsito
De acordo com informações do governo, o Decreto nº 21.489, o grupo tem caráter consultivo, propositivo, deliberativo e executivo. -
Juiz condena ex-prefeita de Coivaras Edimê Freitas por improbidade
Segundo a denúncia do Ministério Público, no ano de 2014 Edimê Oliveira realizou a contratação de serviços de fornecimento de alimentação no valor de R$ 47.280,11, sem procedimento licitatório. -
Governo do Piauí lança projeto de reinserção social de presos
O projeto "Semeando o Futuro" será realizado em fase de teste com 56 detentos da penitenciária Irmão Guido. -
-
Enem 2022: Piauí teve aumento de 13,8% de inscritos
Para a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), esse resultado se deve as ações realizadas nas escolas. -
Cemitério Areias na zona Sul de Teresina passa por limpeza
De acordo com a Prefeitura, os cemitérios Areias na zona Sul e cemitério do Jacinta Andrade estão dentro do cronograma de limpeza.
Compartilhe
Gmail
Messenger
Email
Pinterest
Linkedin
Tumblr
Imprimir