Viagora

TJ-PI recebe mais de 70 denúncias de violência contra mulher por dia

De acordo com o Tribunal, o painel de Mulheres pode ser acessado pelo link https://transparencia.tjpi.jus.br/boxes/394/public.

O Tribunal de Justiça do Piauí, divulgou nesta quinta-feira (28), dados do painel Mulheres que apontam o recebimento no Poder Judiciário piauiense de 71,74 processos por dia de violência contra mulheres.

De acordo com o TJPI, o painel de Mulheres pode ser acessado pelo link https://transparencia.tjpi.jus.br/boxes/394/public. 

O presidente do TJ-PI, José de Ribamar Oliveira, explica sobre o monitoramento dos processos do painel Mulheres. “O painel Mulheres permite o monitoramento dos processos judiciais sobre a violência contra a mulher e feminicídio. Contém informações públicas sobre a tramitação dos processos e pode ser consultado facilmente pelo cidadão. Os números mostram a quantidade de processos, as decisões exaradas, concessões de medidas protetivas, dados dos processos por unidade e outras informações. É um importante instrumento de transparência do Poder Judiciário”, disse.

O desenvolvedor do painel, Gustavo Gersten, afirma que a ferramenta possui intuitivo, e permite o acompanhamento pela sociedade, facilitando também o trabalho dos servidores do Judiciário, por conter os códigos processuais, o fluxograma de trabalho e o tutorial de classes processuais do Conselho Nacional de Justiça.

“Pelo painel é possível ver, por exemplo, que temos hoje 12.67 ações distribuídas, sendo que em 12.519 existem decisões prolatadas. Isso significa que o Judiciário está atento à temática e julgando. Pelos dados do painel, temos hoje 10.710 concessões de medidas protetivas. Os números são altos e alarmantes, ainda mais se pensarmos que muitos casos de violência doméstica e familiar são silenciados e não chegam ao Judiciário”, explicou.

Mais conteúdo sobre:

Violência doméstica

Facebook
Veja também