Viagora

Piauí tem a internet mais rápida do Brasil, aponta estudo

O percentual do estado é de 89,10%, ficando em primeiro lugar dentre as 10 melhores do país, seguido pelo Distrito Federal, São Paulo e Goiás.

A plataforma Minha conexão, que disponibiliza teste de medição de internet, divulgou uma análise de dados realizada nos últimos seis meses, apontando que o Piauí possui a melhor velocidade para navegação diária do Brasil.

De acordo com a plataforma, o percentual do estado é de 89,10%, ficando em primeiro lugar dentre as 10 melhores do país, seguido pelo Distrito Federal, São Paulo e Goiás. Estados que possuem uma qualidade melhor no quesito internet fixa para downloads e vídeos online em alta resolução.

 Ainda de acordo com o levantamento, o Piauí tem o percentual de 84,30% no quesito vídeos de streaming, outro dado divulgado é que o estado tem destaque na velocidade de conexão para jogos online, com velocidade de 32 milissegundos.

Segundo informações do Piauí Conectado, o estado havia sido reconhecido como o estado os com a maior velocidade de conexão de internet do país com velocidade média de 88,4 Mbps , pelas plataformas Melhor Plano e Minha Conexão, do grupo Méliuz.

Conforme o governo estadual, o Piauí por meio da Parceria Público Privada (PPP) tem investido na infraestrutura de internet, com o auxílio da concessionária SPE Piauí Conectado, com investimento de R$ 396 milhões. O Diretor da Agência de Tecnologia e Informação do Piauí (ATI), Antônio Torres, comenta que o investimento atraiu empresas com relevância no mercado.

“A Piauí Conectado trouxe um ganho de velocidade significativa para a rede pública e para o cidadão com oferta de internet gratuita. Essa pujança do Piauí atraiu para o estado grandes players de comunicação do Brasil, com grande malha e grande rede, e fez com que empresas locais se juntassem e criassem um pool de ações, vindo a se tornarem hoje grandes players locais. Tem inclusive empresas do Piauí que se desenvolveram localmente com esse aquecimento do mercado e estão aí “bombando” e colocando o Piauí como líder nacional em termos de qualidade e velocidade em um serviço tão importante que é o fornecimento de internet”, disse.

Ainda conforme o governo, o Piauí possui 11 km de fibra óptica de alta qualidade, e oferta 245 pontos de internet gratuita em praças, parques e locais públicos, com meta para alcançar cerca de 363 pontos de acesso público, e expandir a rede de fibra para todos os municípios piauienses.

Facebook
Veja também