Viagora

Piauí registra crescimento no número de emprego informal, aponta IBGE

Em relação ao setor privado da economia, os empregados sem carteira assinada apresentaram um aumento da ocupação de 40,9%, foram 77 mil pessoas a mais que conseguiram ocupação.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) que aponta um crescimento de 8,5% no número de pessoas com vínculo empregatício, formal ou não, registrado no segundo trimestre deste ano no Piauí.

Os dados são comparados ao primeiro trimestre de 2022, representando um acréscimo de 64 mil pessoas a mais ocupadas. Segundo o IBGE, ao comparar essa elevação ao mesmo período do ano passado, o aumento é ainda maior, da ordem de 15%, com aproximadamente 106 mil pessoas a mais empregadas.

Em relação ao setor privado da economia, os empregados sem carteira assinada apresentaram um aumento da ocupação de 40,9%, foram 77 mil pessoas a mais que conseguiram ocupação, se for comparado o segundo trimestre de 2022 com o mesmo período do ano passado.

De acordo com o IBGE, na participação relativa registrou-se cerca de 43% do total de pessoas ocupadas sem carteira assinada no setor privado da economia no segundo trimestre do ano passado, já no mesmo período deste ano houve um crescimento de 53% de 10 pontos percentuais nesta categoria.

A pesquisa também aponta que houve um aumento do emprego informal expressivo no setor público do Piauí, se os dados do segundo trimestre de 2022 forem comparados ao mesmo trimestre do ano anterior.

Segundo o IBGE, o acréscimo registrado foi de 77,2% no quantitativo de pessoas contratadas sem carteira assinada, o que significa 42 mil pessoas a mais ocupadas no setor público.

Por fim, os dados também constam que também houve um incremento das pessoas ocupadas como empregadores (empresários) com registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), ou seja, um aumento da formalização da ocupação nesta área, se comparar o segundo trimestre de 2022 com o mesmo trimestre do ano passado.

Foram registrados aproximadamente 18 mil empregadores formais no Piauí no primeiro trimestre de 2021, enquanto no mesmo período deste ano o número já saltou para 31 mil empregadores formais, representando elevação de 70,3%.

Mais conteúdo sobre:

IBGE

Facebook
Veja também