Viagora

Seduc faz busca ativa de matrículas escolares no interior do Piauí

De acordo com o Governo do Piauí, as matriculas da rede estadual de ensino foram prorrogadas até o dia 20 de janeiro, com meta de alcançar 260 mil alunos matriculados.

Nesse sábado (14), a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI), através da 7ª Gerência Regional de Educação (GRE), realizaram uma ação de busca ativa por matriculas na rede estadual nos municípios de Valença do Piauí, Pimenteiras e Inhuma.

De acordo com informações do Governo do Piauí, participaram da ação professores, gestores, alunos, ex-alunos e outros profissionais da educação da 7ª GRE, durante a busca por mais matriculas, foram realizadas panfletagens e uma interação com a população.

Foto: Divulgação/Governo do EstadoBusca ativa por mais matrículas na rede de ensino do Piauí.
Busca ativa por mais matrículas na rede de ensino do Piauí.

Ainda de acordo com o governo, a ação contou com apresentação de ex-alunos. A diretora do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Vitória da Costa Lima, Josefa das Neves, conta que o objetivo é aumentar o número de estudantes, e realizar a formação de turmas do projeto de ensino técnico do EJA. “Ano passado tínhamos 280 alunos. A meta para 2023 é aumentar o número de matrículas em 20% e conseguir formar quatro turmas de EJATEC, com quatro cursos diferentes: Contabilidade, Administração, Informática e Marketing”, disse.

A diretora também conta que outro objetivo da ação é trazer de volta as salas de aula, estudantes que abandonaram os estudos no ano anterior. “Vamos enviar equipes durante essa semana para os endereços de cada um, identificar os motivos pelos quais deixaram de estudar e tentar convencê-los a voltar para a escola”, contou.

Segundo o Governo do Piauí, as matriculas da rede estadual de ensino foram prorrogadas até o dia 20 de janeiro, com meta de alcançar 260 mil alunos matriculados. O secretário de estado da Educação, Washington Bandeira, afirma que o sistema de matrículas na rede estadual está sendo modernizado e facilitado a população. “No sistema, o candidato à vaga e família podem pesquisar qual escola é mais próxima da sua residência e as vagas disponíveis, realizando sua matrícula e confirmando posteriormente. Facilitando esse processo, buscaremos ampliar o número de alunos matriculados, para que mais piauienses possam ser beneficiados com uma educação de qualidade, que é uma das metas do governador Rafael Fonteles para a educação”, explica o gestor.

Ainda segundo o governo, as inscrições podem ser feitas pelo estudante, se for maior de idade, ou por um responsável que deve preencher a pré-matrícula on-line, e depois ir até a escola escolhida para entregar a documentação necessária. A gerente da 7ª GRE, Katia Leite, comentou sobre a evolução da infraestrutura das escolas da rede estadual, proporcionando o aumento nas ofertas de vagas e melhoria na qualidade do ensino.

“Hoje contamos com escolas com reforma e ampliação, com manutenção predial, sendo climatizadas, construção de quadras poliesportivas, equipamentos para os laboratórios de informática e para as salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), equipamentos e mobiliários para melhor conforto e atendimento aos nossos alunos. Temos também a qualificação dos nossos professores, formação para a equipe gestora. Tudo isso buscando melhorar cada dia mais a Educação Estadual”, comentou.

Facebook
Veja também