Piauí comemora 200º Aniversário da Adesão à Independência do Brasil
As atividades iniciaram neste domingo (22), e segue até o dia 24 de janeiro, contando com eventos religiosos, culturais e Honra Militares.
Neste domingo (22), por volta das 8h, se iniciou as atividades alusivas ao 200º Aniversário da Adesão do Piauí à Independência do Brasil, e segue até o dia 24 de janeiro, contando com solenidades religiosas e a outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, nas cidades de Piracuruca e Oeiras.
O presidente da Alepi, deputado Franzé Silva (PT), junto a uma comitiva de deputados estaduais participarão das atividades. O parlamentar comentou que o Piauí foi uma inspiração para outras unidades da federação em momentos da história do país.
"Em importantes momentos da história política e social do Brasil, o Piauí foi o primeiro a lutar. O 24 de janeiro de 1823 em Oeiras foi um desses momentos-chave, que contribuíram para mudar o curso da construção do país como nação e povo, inspirando, com protagonismo, outras unidades a aderirem ao movimento pela Independência do Brasil", disse.
Franzé Silva também comenta que no atual contexto sociopolítico, o estado deve continuar servindo como uma memória de uma luta viva. "A celebração dos 200 anos da Adesão do Piauí à Independência, marcadamente no atual contexto sociopolítico, deve servir como memória de uma luta viva, que continua a inspirar nossas ações por um Piauí e um Brasil melhores, mais social e economicamente desenvolvidos, e mais democráticos", comentou
De acordo com a Alepi, a programação no dia 23 será em Oeiras, com uma noite cultural às 20h30, já no dia 25 serão realizadas Honras Militares e Aposição de Corbelha de Flores na estátua do "Visconde da Parnaíba", um culto, missa e outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença.
Almaviva de Teresina é alvo de nova investigação do Ministério Público do Trabalho
A procuradora do Trabalho Maria Elena Moreira Rêgo foi responsável por assinar a portaria publicada no site oficial do órgão.Ministério Público fará audiência sobre municipalização do trânsito em José de Freitas
O encontro será na sede da Promotoria, localizada na Avenida Américo Celestino, n° 313.FMS disponibiliza chip anticoncepcional em 37 UBSs de Teresina
Conforme a FMS, médicos e enfermeiros têm recebido treinamentos específicos para realizar a inserção e a retirada do dispositivo.Colisão entre carros deixa três pessoas feridas na BR-343 em Campo Maior
O acidente aconteceu na tarde desta segunda-feira (20), no km 249,9 da rodovia; um dos condutores saiu ilesoTJ do Piauí integrará publicação nacional em e-book sobre a II Semana da Pauta Verde
Conforme o TJ, o material reúne um resumo das ações promovidas pelo tribunal, acompanhado de registros fotográficos.










E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir