Viagora

Águas de Teresina alerta para diferença entre rede pluvial e de esgoto

Além do cuidado para evitar entupimentos, o consumidor deve manter os cuidados básicos em casa.

A Águas de Teresina alerta e explica que as redes que coletam a água do esgoto e da chuva têm funções distintas, e informa que em períodos de chuva, é importante que a população mantenha cuidados redobrados para evitar entupimentos.

Além do cuidado para evitar entupimentos, o consumidor deve manter os cuidados básicos em casa, como realizar o descarte correto do lixo doméstico, uma atitude que faz toda a diferença, segundo a Águas de Teresina.

Foto: DivulgaçãoÁguas de Teresina explica diferença entre rede pluvial e de esgoto
Águas de Teresina explica diferença entre rede pluvial e de esgoto

De acordo com a empresa, a rede coletora é responsável por coletar resíduos escoados pelos ralos, pias e vasos sanitários, levando até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Lá, recebem tratamento e podem retornar ao meio ambiente com segurança.

Já a rede Pluvial, está preparada para receber apenas a água da chuva. O esgoto que for despejado nesse local vai direto para os rios sem receber qualquer tratamento, poluindo as águas.

Segundo o gerente de Serviços da Águas de Teresina, Rafael Spanhol, a água da chuva, quando cai no esgoto, sobrecarrega as tubulações e aumenta a chance de retorno de resíduos para dentro das casas. “A água da chuva, quando cai no esgoto, sobrecarrega as tubulações e aumenta a chance de retorno de resíduos para dentro das casas. Por isso, a água de chuva não pode estar ligada à rede de esgoto. Essa prática causa prejuízos, provocando rompimento de tubulação e transbordamento, inclusive nas ruas”, destaca o gerente.

Spanhol também explica que o uso incorreto da rede de esgoto causa sérios problemas ao meio ambiente e à população em geral. “É fundamental que o consumidor utilize o sistema de esgotamento sanitário de forma correta para que não seja acometido com extravasamentos. Nesses casos, os imóveis precisam ter duas saídas, a de esgoto e a saída pluvial, voltada para o recolhimento da água da chuva”, recomenda o gerente.

Mais conteúdo sobre:

Águas de Teresina

Facebook
Veja também