Viagora

Jogos Escolares Piauienses terão modalidade com paralimpíada

A competição esportiva será realizada entre os dias 27 de junho e 2 de julho na cidade de Teresina. A modalidade paralímpica visa incluir e estimular a participação dos estudantes com deficiência.

Os Jogos Escolares Piauienses (JEPs) deste ano terá uma novidade, o governador Rafael Fonteles anunciou que a competição contará com a modalidade paralímpica objetivando incluir e estimular a participação dos estudantes com deficiência seja ela física, visual ou intelectual.

A competição esportiva será realizada entre os dias 27 de junho e 2 de julho na cidade de Teresina, após etapas municipais, regionais e nos polos do estado. Estudantes de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos podem participar dos jogos escolares, nas paralimpíadas, alunos na faixa etária de 11 a 17 anos das escolas públicas e particulares regulares podem integrar.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíRafael Fonteltes
Rafael Fonteles.

O Governo do Piauí prevê a participação de 5.300 estudantes de escolas públicas e privadas, o número representa o dobro em relação ao ano passado.

Para o governador Rafael Fonteles é importante investir na área esportiva para gerar impacto na sociedade, por isso o Estado também tem apostado na bolsa atleta e no apoio ao futebol, masculino e feminino, bem como demais modalidades.

“Somando todos estes investimentos mais de R$ 10 milhões”, disse o governador.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, afirmou que a Seduc investiu R$ 1,4 milhão em recursos para transporte, alimentação, premiação, deslocamento e hospedagem dos alunos para as etapas dos jogos escolares.

“Os jogos escolares piauienses são uma ação em conjunto da Secretaria de Educação, Secretaria de Esportes, e do Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid). O esporte é uma chave para que possamos gerar a cultura de paz e da não-violência nas escolas”, disse o gestor.

A secretária de Esportes Josiene Campelo ressaltou a importância dos JEPs que reúne esporte e educação.

“Os jogos escolares vão muito além de uma competição esportiva. Dá qualidade de vida para nossas crianças e nossos jovens, como também, inclusão social e o espírito esportivo. É muito importante essa integração entre a educação e esporte. É um reflexo positivo na vida escolar desses jovens, como também na formação de cidadãos. Esse ano, ampliamos os jogos escolares”, exaltou a secretária.

O Governo do Piauí informou ainda que o Piauí possui 32 inscritos para participar das Paraolimpíadas escolares a nível nacional, em 2022 o Estado não integrou a competição.

Facebook
Veja também