Viagora

Piauí Conectado: projeto é destaque nacional na inclusão digital

O programa é uma ação colaborativa público-privada e leva à 224 municípios piauienses, acesso à internet

O termo “conectividade significativa”, é tema presente em discursões governamentais para proporcionar mais inclusão ao acesso à internet no país. É nesse sentido que surgiu o projeto Piauí Conectado, uma colaboração público-privada com o governo estadual, onde promove à 224 municípios piauienses, maior acesso à informação.

O programa é destaque no Brasil e leva até as localidades mais remotas, internet gratuita em lugares de convivência pública no estado. Além disso, a ação visa alfabetizar a população no que diz respeito ao mundo digital, através da Academia Piauí Conectado. O projeto Mimbó Conectado, também busca o mesmo objetivo e apresenta a comunidade quilombola em Amarante, desenvolvimento tecnológico.

Foto: Reprodução/ Governo do EstadoInclusão digital nas cidades do Piauí
Inclusão digital nas cidades do Piauí

Segundo o consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Thiago Pardo, o Piauí Conectado é referência para outros estados brasileiros que são destaque na área da telecomunicação. O projeto foi apresentado em abril deste ano no seminário Conectividade Significativa, em Brasília, onde foi discutido estratégias para superar desafio da inclusão digital.

Na época do evento, o diretor-presidente da SPE Piauí Conectado, Emerson Silva, ressaltou a importância do projeto para o estado. “Bem mais do que levar uma estrutura moderna, apta aos atuais e futuros avanços tecnológicos, o projeto proporciona que milhares de piauienses possam acessar serviços essenciais, aprender novas habilidades, se comunicar com outras pessoas e a estarem inseridas em uma realidade que, até pouco tempo, era apenas para uma pequena parcela da população”, afirmou.

O seminário teve a participação de autoridades referências na área digital, como o representante da Unesco, da União Internacional de Telecomunicações, do presidente da Anatel, Carlos Baigorri e do ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

Mais conteúdo sobre:

Tecnologia

Piauí Conectado

Facebook
Veja também