Viagora

Piauí tem o 3º menor indicador de coleta direta de lixo, diz IBGE

De acordo com os dados, a média brasileira para essa prestação de serviços é de 86% dos domicílios.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou neste sábado (17) que o Piauí é 3º menor indicador do Brasil no ano de 2022 em coleta direta de lixo por serviços de limpeza, onde 69,7% dos domicílios do estado eram atendidos. Os dados apontam que a média brasileira para essa prestação de serviços é de 86% dos domicílios.

De acordo com o IBGE, a unidade da federação com o maior indicador era o Rio de Janeiro, com 94,8%. Os menores indicadores ficaram com Rondônia, com 69,1% e o Maranhão, com 62%.

Foto: Matheus Santos/ViagoraLixo acumulado em Teresina
Lixo acumulado em Teresina

O levantamento apontou que o destino dado ao lixo domiciliar no Piauí apresenta ainda outras formas, dentre elas, o de ser queimado na propriedade, presente em 24,7% dos domicílios, em sua grande maioria na área rural do estado, porém que posiciona o estado com maior percentual desse tipo de destinação no Brasil, onde a média atinge cerca de 6,8% dos domicílios.

Ainda de acordo com o IBGE, a coleta de lixo no Piauí é feita ainda por caçamba de serviço de limpeza, que atende a 3,8% dos domicílios, e apresenta outras destinações em cerca de 1,9% dos domicílios.

Mais conteúdo sobre:

IBGE

Piauí

Facebook
Veja também