Operação Petróleo Real interdita postos de combustíveis no Piauí
De acordo com o Imepi, a operação contou com apoio do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MPPI), que auxiliou na fiscalização de 67 postos em 21 cidades do Estado.
O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) divulgou nessa terça-feira (27), que a Operação Petróleo Leal interditou seis postos de combustíveis e reprovou outros 18 durante ação fiscalizadora que aconteceu entre os dias 19 e 26 de junho no Piauí.
De acordo com o Imepi, a operação contou com apoio do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MPPI), que auxiliou na fiscalização de 67 postos em 21 cidades do Estado.
Dentre as irregularidades que resultaram na desaprovação dos postos estão: medida baixa contra o consumidor, mangueira danificada com vazamento, dígitos queimados, vazamento interno na bomba, erro de grafia e simbologia, bomba com mau estado de conservação, medida de volume com escala danificada, ausência das inscrições obrigatórias no instrumento, plano de selagem rompido, iluminação irregular no visor, vazamento na medida de volume, erro máximo não vazão contra o proprietário, proteção do dispositivo indicador com preço em mau estado de conservação, dígitos danificados, vazamentos internos, iluminação irregular e ausência de medida de volume.
A diretora-geral do Imepi, Patrícia Leal, explicou que a operação seguirá em julho fiscalizando postos em outras regiões do Piauí.
“Visitaremos, até o fim de julho, os 224 municípios do Piauí. A mensagem que a gente deixa para a população é que verifique se os dígitos do painel estão legíveis, se a bomba não está danificada e caso tenha alguma dúvida sobre o combustível, peça para fazer o teste da medida de volume, para conferir se realmente entrou a quantidade que você pagou ao abastecer”, explica a gestora.
Conforme o chefe de fiscalização do Procon, Arimatéa Leão, já foram vistoriados 821 postos desde o início da operação, deflagrada em maio.
“Já visitamos 194 cidades. Desses municípios, encontramos irregularidades em 223 postos de combustível. Ou seja, um índice de cerca de 30% de autuação. Nosso trabalho em conjunto vai continuar para garantir que o consumidor não seja lesado”, ressalta.
O Imepi informou que a ação aconteceu nos municípios de Altos, Pau D’Arco, Beneditinos, Prata do Piauí, São Miguel da Baixa Grande, São Félix do Piauí, Elesbão Veloso, Francinópolis, Barra D’ Alcântara, Demerval Lobão, Lagoa do Piauí, Monsenhor Gil, Curralinhos, Passagem Franca do Piauí, Coivaras, Novo Santo Antônio, Altos Longá, São João da Serra, Aroazes e Nazária.
O número (86) 9456-1921 é disponibilizado pela Ouvidoria do Imepi, para que os consumidores denunciem casos de irregularidades.
Instituto de Metrologia do Piauí - Imepi
Procon-PI
Atividades de leitura nos presídios aumentam 657,86% no Piauí, aponta Sejus
Com este índice, o estado conquistou o primeiro lugar no prêmio “A Saída é Pela Leitura” e vai receber um acervo de 250 livros doados pela Fundação da Biblioteca Nacional.Imepi apreende 10 balanças falsificadas em Teresina e Lagoa do Piauí
A irregularidade das balanças apreendidas está no fato de que elas não possuem selo de aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).Acusado de tentar matar ex-esposa é condenado a 16 anos de prisão em Porto
Segundo a denúncia, a mulher foi atacada em 25 de outubro de 2023 quando estava apenas com sua filha na residência.Piauí inicia campanha de atualização de rebanhos de olho
A declaração de Atualização Cadastral de rebanhos no Piauí é obrigatória para todas as espécies de interesse da Defesa Sanitária Animal0Obras na Rodovia da Soja chegam na etapa final de execução no Piauí
A rota impulsiona investimentos realizados no cerrado e fortalece o agronegócio no Piauí.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir