Viagora

Piauí lança canal para denúncias de violência contra a população LGBTQIAPN+

De acordo com a SSP-PI, o Disque Cidadania LGBTQIAPN+ tem o objetivo de dar mais celeridade ao atendimento da comunidade.

Nesta quarta-feira (28), a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC), lançou um canal de denúncias para a atender chamadas de emergência relacionadas a violência contra a população LGBTQIAPN+.

De acordo com a SSP-PI, o Disque Cidadania LGBTQIAPN+ tem o objetivo de dar mais celeridade ao atendimento da comunidade. A superintendente de Cidadania e Defesa Social da SSP-PI, tenente-coronel Elizete Lima, informa que os atendimentos iniciarão em Teresina, porém o objetivo é estender por todos os municípios.

Foto: Divulgação/ SSP-PILançamento do Disque Cidadania LGBTQIAPN+
Lançamento do Disque Cidadania LGBTQIAPN+

“Estamos com uma parceria com a SASC com a finalidade de dar uma atenção especial para a população LGBTQIAPN+, que eventualmente venha a ser vítima de algum tipo de violência e que necessite de atendimento policial. Iniciamos esse trabalho por Teresina, onde existe um maior número de ocorrências dessa natureza, mas a tendência é levar esse atendimento para o interior do Estado”, disse.

Ainda de acordo com a SSP-PI, foi disponibilizado para a realização de denúncias relacionadas a violência contra a comunidade LGBTQIAPN+, o número (86) 99427-9902 ficará disponível 24 horas e irá encaminhar as ocorrências para uma central que conta com profissionais capacitados.

O Secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, explicou que o Piauí é o primeiro estado em ter um protocolo de atendimento exclusivo para atendimentos pra o público LGBTQIAPN+. O gestor fala também que o protocolo foi moldado nos moldes do protocolo feito exclusivamente para atender ocorrências de violência contra a mulher.

 “Lançamos esse Disque Denúncia nos mesmos moldes que fizemos para as mulheres, que é o ‘Ei Mermã não se Cale’, justamente para que, casado com esse protocolo, nós possamos ter um atendimento especializado para um público específico. Os números de violência envolvendo essa população ainda são elevados, no entanto, acreditamos na diversidade, no respeito, por isso estamos fortalecendo a defesa da violência contra os grupos vulneráveis. Vamos criminalizar e combater qualquer discurso de ódio que venha gerar descriminalização e violência”, explicou.

A Secretária de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Regina Sousa, comentou que o protocolo é uma ação importante para auxiliar a comunidade em situações de violência e para combater a discriminação contra a população LGBTQIAPN+.

 “Levantamos essa bandeira há muito tempo, porque é um segmento que precisa de atenção. A sociedade precisa ter consciência que essa causa existe, que é algo sério, que precisa de apoio, somente dessa forma podemos acabar com a descriminação. O Disque Denúncia é uma ferramenta muito importante que irá facilitar o atendimento às vítimas de violência”, comentou.

Mais conteúdo sobre:

SSP-PI

Sasc

Piauí

Facebook
Veja também