Viagora

Copa do Mundo Feminina movimenta comércio em Teresina

O comércio da capital tem visto um crescimento significante no comércio de produtos relacionados a torcida pela Seleção Brasileira

Os lojistas de Teresina vêm observando um aumento cada vez maior nas vendas de produtos para a torcida das jogadoras da Seleção Brasileira. Com o Brasil iniciando sua participação na Copa do Mundo Feminina de Futebol em uma vitória avassaladora sobre o Panamá, o crescimento da movimentação anima o comércio, especialmente durante a folga em órgãos públicos que declararam expediente facultativo, já que as partidas são realizadas ainda no começo da manhã.

Se camisas com os nomes de Neymar, Vinícius Jr. e companhia eram as exibidas em lojas há 8 meses, na Copa Masculina, atualmente os grandes destaques nos produtos comercializados são a rainha Marta, a atleta piauiense Adriana e a maranhense Ary Borges, artilheira da primeira partida, com três dos quatro gols do Brasil.

Leonardo Viana, vice-presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Piauí (Sindilojas/PI), afirma com a procura do público feminino por artigos para compartilhar a torcida pela seleção vem crescendo cada vez mais.

“Com essa primeira vitória do Brasil, aumentaram as expectativas de vendas também para o público feminino com relação às camisas e muito material verde e amarelo. Vimos novamente essa mudança de comportamento das pessoas, que só que só tinha ocorrido antes na Copa do Mundo masculina”, declara o vice-presidente.

“As lojas já estão aderindo à torcida pela seleção feminina na expectativa para elas fazerem bonito na Copa. É o momento de torcermos e trabalharmos em equipe, tanto no futebol, como também nas vendas”, ressaltou Leonardo.

Além disso, segundo Leonardo, esta é a primeira vez em que a administração pública federal, estadual e municipal se articulam com o objetivo de liberar servidores durante os jogos da Copa Feminina, algo que acontecia apenas nos torneios masculinos. O vice-presidente apontou a iniciativa como positiva, tanto para a torcida, quanto para os comerciantes.

“Esse alinhamento demonstra respeito às mulheres e enaltece o esporte. Entretanto, estamos em um momento de retração de consumo e as lojas durante os jogos funcionarão normalmente. Esperamos que, mesmo com o ponto facultativo, as pessoas também visitem as lojas e façam as suas compras com conforto e tranquilidade”, finalizou Leonardo Viana.

Por Rebeca Negreiros

Facebook
Veja também