Viagora

Defesa Civil divulga plano de ação para prevenir queimadas no Piauí

De acordo com o governo, dentre as ações da secretaria, está a promoção de palestras em escolas públicas e privadas, com o objetivo de conscientizar a população.

Nessa quarta-feira (06), Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec), divulgou ações que serão realizadas para prevenir queimadas nas zonas rurais e urbanas das cidades piauienses.

De acordo com o Governo do Piauí, dentre as ações da secretaria, está a promoção de palestras em escolas públicas e privadas, com o objetivo de conscientizar a população. O órgão também promoverá eventos regionais preparatórios para o período da estiagem.

Foto: Divulgação/Prefeitura de TeresinaSede da Defesa Civil
Sede da Defesa Civil

Segundo o governo, já foram realizados encontros nos Territórios de Desenvolvimento da Planície Litorânea, Vale do Guaribas, Vale do Itaim e Entre Rios. O diretor de Prevenções e Mitigação da Sedec, Werton Costa, serão efetuados eventos nos territórios dos Cocais, Vale do Sambito e Carnaubais, que também vão focar na prevenção de queimadas.

 “Os eventos preparatórios constroem a unicidade do discurso e das práticas da proteção civil. São momentos de intercâmbio, troca de experiências, mas também de orientações precisas que fortalecem a rede de defesa civil no estado, como instruções para acesso à plataforma S2ID de desastres, elaboração de planos de contingência”, informou.

Conforme o governo, estão sendo efetuadas campanhas de sensibilização em ruas e praças da capital, bem como em cidades do interior, a exemplo de Piripiri, Parnaíba, Picos, Floriano, São Raimundo Nonato, Esperantina e Pedro II, as práticas serão estendidas a outras cidades.

Ainda conforme o governo, durante as ações os colaboradores das Comissões Municipais de Defesa Civil (Comdec’s), recebem orientações e informações a respeito dos riscos do período e como minimizar esses efeitos das queimadas.

O governo informou também que a Defesa Civil, juntamente com o Corpo de Bombeiros e as secretarias do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e de Segurança Pública, estão agindo em conjunto para prevenir as queimadas.

Facebook
Veja também