Viagora

Prova do concurso da Alepi será aplicada neste domingo em Teresina

O certame oferece 201 vagas, divididas em 54 para nível superior e 13 para nível médio para convocação imediata e 134 concorrentes ocupando o cadastro de reserva.

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) divulgou que solicitou à banca realizadora do certame para garantir condições mais iguais de concorrência para todos os 13.895 candidatos que vão fazer a prova do seu concurso no próximo domingo (14) e que oferecesse estruturas que atendessem diversas situações que necessitassem de apoio.

De acordo com a organização do certame, ao todo, 181 candidatos terão suporte para inclusão e acessibilidade durante a realização do certame. As provas serão realizadas em dois turno, manhã para candidatos de nível médio e a tarde para candidatos de nível superior.

Nas solicitações estão inclusas cadeiras específicas para canhotos, que foram pedidas por 49 pessoas nas inscrições, tempo adicional de prova para 29 pessoas com TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade) e o atendimento a diversas deficiências. Entre estas, a banca Idecan vai oferecer apoio para 16 cadeirantes, prova com letras ampliadas para 21 pessoas, ledores para 16 deficientes visuais e 16 transcritores.  Para atender a demanda logística, de estrutura e de segurança os inscritos que solicitaram atendimento especial farão prova na Unidade Escolar Professor Felismino Freitas - Mocambinho I.

De acordo com o presidente da Alepi Franzé Silva (PT), a adoção destas medias junto a banca realizadora do concurso, Idecan, vai garantir além da segurança do certame, a acessibilidade aos candidatos que precisão e isso é importante para tornar o concluso ainda mais inclusivo

“Nesse concurso, leis novas, de minha autoria, serão aplicadas, como as leis que garantem atendimento especial para as mães que precisam amamentar seus bebês e pessoas com TDAH e dislexia”, disse.

Sobre o concurso

O concurso da Alepi oferece 201 vagas, divididas em 54 para nível superior e 13 para nível médio para convocação imediata e 134 concorrentes ocupando o cadastro de reserva.

Como frisa Nayara Suyanne, da Comissão Organziadora, o edital é a lei do concurso e foi no ato de inscrição que os direitos a suporte para os candidatos ficaram garantido. Aos portadores do transtorno do espectro do autismo foi oferecido no edital que eles requisitassem a disponibilização de uma sala individual para a realização da prova. Ao todo, a Idecan vai oferecer seis salas para atender os inscritos que requisitaram esse atendimento.

Ainda segundo a organização, as mulheres também vão ser protegidas durante a prova. Cinco gestantes vão receber maior atenção do apoio de saúde e a 17 lactantes vão ser garantidas as prerrogativas da lei 7.737/22. Esta legislação garante às mães a possibilidade de amamentar os filhos durante a realização das provas em sala específica e o tempo utilizado para essa atividade é adicionado após o término do informado no edital.

“A nossa gestão acredita que a Assembleia Legislativa, ao realizar esse concurso, vai aperfeiçoar mais o trabalho do Parlamento piauiense para a população, garantindo mais qualidade e eficiência na atuação do Legislativo”, pontua o deputado estadual Franzé Silva (PT), presidente da Alepi.

Outro ponto destacado pelo presidente que será contemplado no concurso é o atendimento especial a pessoas surdas, para as quais será disponibilizado tradutor e intérprete de Libras. “No próprio concurso, garantimos vaga para o cargo de tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais, ampliando a acessibilidade no Legislativo, tornando mais inclusive e cidadão”, frisa.

Locais de Aplicação de Prova

1. CEEP Monsenhor José Luiz Barbosa Cortez - Premen Sul

2. CEEP João Mendes Olímpio Filho - Premen Norte

3. EM Eurípedes de Aguiar

4. Unidade Escolar Benajamin Batista

5. CET Zacarias de Goes - Liceu Piauiense

6. EM Simões Filho

7. CEEP José Pacífico de Moura Neto

8. Unidade Escolar Governador João Clímaco de Almeida

9.CEEP Paulo Ferraz

10. CETI Helvídi Nunes

11. Unidade Escolar Professor Felismino Freitas - Mocambinho I (Atendimento 12. Especial)

12. Unidade Escolar Cristini Catelo Branco

13. CETI Professor Edgar Tito

14. CETI João João Henrique de Almeida Sousa

15. CETI Professor Pinheiro Machado

16. Unidade Escolar Santa Inês

17. CETI Maria Modestina Bezerra

18.CETI Gabriel Ferreira

19. Unidade Escolar Severiano Sousa

20. Unidade Escolar Dom Severino

21. Ceja Professor Cláudio Ferreira

22. Unidade Escolar Raimundo Wall Ferraz

23. CETI Joel Ribeiro

Facebook
Indicado para você
Veja também