Viagora

Imepi inicia perícia de produtos coletados na Operação Páscoa

A ação consiste na fiscalização de produtos típicos da Semana Santa, em alta neste período.

O departamento de Pré-medidos do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) deu início, nesta semana, à etapa de investigação laboratorial dos produtos coletados em supermercados e outros estabelecimentos comerciais durante a Operação Páscoa.

Esta iniciativa visa fiscalizar os produtos tradicionalmente consumidos durante a Semana Santa, que registram alta demanda neste período. Dentre os itens submetidos à análise, destacam-se: ovos de chocolate, bombons, macarrão, massas alimentícias, sardinhas, peixes, produtos enlatados (azeitona, milho, ervilha), creme de leite, entre outros.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíOpereção Páscoa
Opereção Páscoa

Segundo Patrícia Leal, diretora-geral do Imepi, a primeira fase da Operação Páscoa concentrou-se na inspeção de supermercados e mercearias na capital e no interior do estado. Agora, os produtos recolhidos estão passando por perícia no laboratório do órgão, na presença de representantes das empresas fabricantes.

"No decorrer da análise, os produtos coletados estão sendo avaliados quanto à exatidão do peso indicado na embalagem. Por exemplo, em relação a um ovo de chocolate rotulado com 240g, nossos fiscais do departamento de Pré-medidos estão verificando, junto ao fabricante, se o produto de fato corresponde a essa medida. Após a verificação, os itens podem ser doados pelos representantes das empresas a instituições beneficentes devidamente cadastradas no sistema do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)", esclarece a gestora.

Os brinquedos contidos nos ovos de chocolate são submetidos à análise pelo departamento de Qualidade, visando verificar a autenticidade do selo do Inmetro. No departamento de Metrologia, os fiscais do Imepi inspecionam as balanças utilizadas para pesar pescados nos mercados, especialmente durante este período da Quaresma.

Facebook
Veja também