Viagora

Teresina tem 20 unidades abertas para o Dia D de vacinação contra gripe

De acordo com o site do Ministério da Saúde, o período de incubação dos vírus influenza geralmente varia entre um e quatro dias.

Neste sábado (13), das 8h às 17h, será realizado o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza. Vinte Unidades Básicas de Saúde da rede municipal estarão em funcionamento para imunizar os integrantes dos grupos prioritários.

De acordo com a PMT, os grupos incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores, idosos, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, pessoas com doenças crônicas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, povos indígenas e pessoas em situação de rua. A meta é vacinar 90% dos integrantes desses grupos.

Foto: Divulgação/ Prefeitura de TeresinaDia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza.
Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza.

A influenza é uma doença infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e tem alta capacidade de transmissão e distribuição global. A doença tem tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também pode causar pandemias.

Emanuelle Dias, responsável pela coordenação de vacinação da FMS, destaca a eficácia da vacinação na prevenção de complicações graves da doença. Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identificação com foto, Cartão Nacional do SUS ou CPF. As crianças devem levar também a caderneta de vacinação.

De acordo com o site do Ministério da Saúde, o período de incubação dos vírus influenza geralmente varia entre um e quatro dias. Os sinais e sintomas da doença são variáveis e podem ir desde a infecção assintomática até formas graves.

Os casos graves ocorrem com mais frequência em lactentes no primeiro ano de vida, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, idosos com 60 anos ou mais e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. A transmissão ocorre principalmente por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala da pessoa infectada para uma pessoa suscetível.

Mais conteúdo sobre:

Prefeitura de Teresina

Facebook
Veja também