Rede Feminina de Combate ao Câncer lança capacitações sobre diagnóstico precoce
As capacitações gratuitas visam ajudar profissionais da área da saúde da atenção básica e professores dos primeiros anos escolares a identificarem os primeiros sintomas do câncer infantojuvenil.
A Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC) lançou o Projeto Diagnóstico Precoce 2024, uma série de capacitações para profissionais da saúde e professores.
A iniciativa já acontece há quatro anos em parceria com o Instituto Ronald McDonald, Organização sem fins lucrativos que atua com a missão de promover a saúde e qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer.
A Rede Feminina conta ainda com o apoio da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), que cedeu o espaço e indicou os colaboradores para participarem do projeto.
Segundo a voluntária da Rede Feminina Lenora Campelo, as capacitações têm o objetivo de ajudar profissionais da área da saúde da atenção básica e professores dos primeiros anos escolares a identificarem os primeiros sintomas do câncer infantojuvenil.
O ponto de destaque é que as ações estão começando no Setembro Dourado, que é o mês de conscientização sobre o câncer infantojuvenil. Mais do que isso, o mês celebra a vida de crianças que enfrentam essa luta com muita coragem. Ao participar de projetos como esse, os profissionais aprendem, se conectam com a comunidade e compartilham experiências.
De acordo com a rede feminina, o câncer infantojuvenil é a doença que mais mata jovens e crianças de 01 a 19 anos no Brasil e representa quase 8% dos óbitos, segundo estudos do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Ainda conforme os dados, os tipos mais comuns de câncer pediátrico são leucemia e tumores no sistema nervoso central. As causas da maioria dos cânceres infantis ainda são desconhecidas. As capacitações contam com mais quatro turmas até novembro.
As capacitações são gratuitas e certificadas, confira a programação completa abaixo:
Turma 2: 8 de outubro, das 14h às 18h, com a Dra. Gildene Alves;
Turma 3: 14 de outubro, das 14h às 18h, com a Dra. Mônica Fortes;
Turma 4: 12 de novembro, das 14h às 18h, com a Dra. Gildene Alves;
Turma 5: 18 de novembro, das 14h às 18h, com a Dra. Mônica Fortes.
Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC-PI)
Instituto Nacional de Câncer
Dr. Pessoa assina termo de cooperação para ampliação do metrô de Teresina
O gestor destacou que o termo de cooperação irá beneficiar toda a população da capital.Dia do Piauí terá programação nas cidades de Teresina e Parnaíba
Segundo o governo estadual, as atividades iniciam na Capital, no dia 16 de outubro, com um culto em Ação de Graças, realizado na Igreja Batista Nacional Bereana, no bairro Mocambinho, às 19h.Corpo de Bombeiros do Piauí controla fogo em Nazária
O Coronel Leite destacou a importância dessa estratégia, já que as mesmas equipes foram mobilizadas em várias missões simultaneamente, tanto no norte quanto no sul do estado.Rafael Fonteles discute sobre promoção do turismo durante missão na China
De acordo com o governo, Rafael Fonteles conheceu a diretora da DST, Maria Helena de Senna Fernandes, que lhe apresentou a trajetória de desenvolvimento turístico de Macau.Governo do Piauí inicia distribuição de leite para famílias em 11 cidades
O programa PAA Leite deve beneficiar 5 mil famílias, com aporte de R$ 3,7 milhões.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir