Sistema de videomonitoramento por IA é lançado em Teresina
Nesse sábado (16) o novo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) foi inaugurado pelo governador Rafael Fonteles.
Nesse sábado (16) o novo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) foi inaugurado pelo governador Rafael Fonteles. O CICC é uma ferramenta tecnológica de combate ao crime, também houve o lançamento do Sistema de Videomonitoramento Urbano com Inteligência Artificial (Spia), que prevê 1.200 câmeras interligadas ao CICC em Teresina
Conforme o governo, entre as funcionalidades do Spia, estão o reconhecimento facial, leitura automática de placas veiculares, análise de comportamento, visão noturna com infravermelho e zoom de longo alcance, que permite o acompanhamento de alvos a até 2,9 km de distância.
De acordo com Rafael Fonteles, o uso da nova tecnologia, junto as forças policiais, irá ajudar na redução dos índices de criminalidade.
“Os investimentos estão aumentando, o efetivo está crescendo. Mas as duas palavras-chave são inteligência e integração. Com elas conseguimos estar sempre um passo à frente da criminalidade, evitando novas ocorrências e elucidando numa velocidade impressionante quando elas acontecem” relatou.
Com um investimento de mais de R$ 23 milhões, o Spia contará com 629 postes inteligentes distribuídos inicialmente em Teresina, equipados com mais de 1.200 câmeras de última geração.
Segundo o secretário de Segurança Chico Lucas, as novas câmeras se somarão as já existentes, em setores de educação, saúde e em breve, particulares. Que ajudarão no sistema e na melhora do combate à criminalidade, principalmente em crimes violentos patrimoniais e contra a vida.
“Com um veículo roubado, a gente vai saber o trajeto dele, para onde ele está andando, se ele tiver restrição, a gente vai atuar. E com o reconhecimento facial, um crime que aconteça, por exemplo, vai facilitar a investigação. Se a pessoa tiver um mandado de prisão em aberto, faremos rapidamente a prisão. É o que se chama de Smart City, são cidades inteligentes”, destacou.
O CICC concentrará todos os pontos de comunicação com o cidadão, como o 190, B.O Fácil e totens interativos. O espaço conta com 24 estações operadas por policiais com 24 horas por dia, checando as imagens geradas pelas câmeras.
Por: Kauwany Araújo
Rafael Fonteles
-
Área do Mocambinho receberá pista de atletismo, campos e arquibancadas
A intervenção, que estava paralisada desde 2023, utiliza de R$ 8 milhões de investimento, para uma estrutura moderna com pista de atletismo, campos de futebol, vestiários, arquibancadas e demais equip -
FMS reabre 45 consultórios odontológicos em Teresina
De acordo com a prefeitura, com a mudança, foi garantido maior repasse de recursos federais, com a reorganização dos processos de trabalho, do empenho das equipes e da aquisição de insumos. -
Tribunal de Justiça realiza ações de combate à violência sexual infantojuvenil no PI
O TJ apontou que as atividades incluíram capacitações, seminários e palestras voltadas ao fortalecimento da rede de atendimento e à garantia dos direitos infantojuvenis. -
Secretaria de Segurança apresenta kit personalizado da 2ª Cãorrida em Teresina
O Núcleo de Operações com Cães (NOC) informou que a programação terá largada às 6h, na Avenida Raul Lopes, no bairro de Fátima. -
Feira na Praça Pedro II leva programação cultural e gastronômica no Centro de Teresina
Entre os destaques está a apresentação de Gonzaga Lu & Trio Asa Branca, com um repertório que combina com o clima das festividades juninas.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir