Semarh combate proliferação de aguapés nos rios Poti e Parnaíba
Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, o fenômeno é comum entre agosto e outubro, considerado o período mais quente e seco do ano.
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) está combatendo a proliferação de aguapés nos rios Poti e Parnaíba, principalmente na zona rural de Teresina. O fenômeno é comum entre agosto e outubro, considerado o período mais quente e seco do ano.
Os aguapés surgem quando a baixa vazão do rio cria condições ideais para seu crescimento. O gerente de mudanças climáticas da Semarh, Daniel Marçal, explicou a importância de monitorar a qualidade da água e fiscalizar o despejo irregular de líquidos nos rios.
“A Semarh, como gestora do meio ambiente no Piauí, tem uma responsabilidade direta. Fazemos o monitoramento da qualidade da água, em parceria com a Agência Nacional de Águas, e a fiscalização de lançamentos clandestinos de esgoto doméstico e efluentes industriais. Também atuamos na educação ambiental junto a comunidades ribeirinhas e pescadores, conscientizando sobre o descarte de lixo e esgoto. É um trabalho contínuo de monitoramento, fiscalização e articulação com outros setores para minimizar essa problemática, que se repete ano após ano”, afirmou o gestor.
O enfrentamento do problema requer providências adotadas em conjunto com outros órgãos, foi o que destacou o secretário do Meio Ambiente, Feliphe Araújo.
“A retirada das plantas em excesso é necessária como medida emergencial, mas não resolve a raiz do problema. Por isso, trabalhamos para ampliar o monitoramento, responsabilizar quem lança esgoto irregular e cobrar melhorias no saneamento básico. A meta é atuar em conjunto com os demais órgãos para que esse problema seja enfrentado de forma definitiva, reduzindo os impactos ambientais e garantindo um rio Parnaíba mais saudável”, destaca o gestor.
Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh)
-
Procuradoria do Trabalho abre investigação contra Prefeitura de Teresina
A Notícia de Fato foi instaurada após uma gari relatar que foi impedida de utilizar os banheiros de escolas municipais durante jornada de trabalho. -
Jornada Pedagógica 2026 mobiliza rede municipal de ensino em Esperantina
Com o tema "Por uma educação inclusiva conectada com o futuro", o evento será um importante momento de formação, planejamento e fortalecimento das práticas pedagógicas. -
MP investiga prefeito de Dom Expedito Lopes por irregularidades com recursos da COSIP
A investigação visa apurar suspeita de desvio de finalidade na aplicação dos recursos advindos da contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP). -
Procon fiscaliza estabelecimentos comerciais em Corrente e Cristalândia do Piauí
Segundo o relatório, os fiscais estiveram em supermercados, farmácias, hortifrutis, panificadoras, óticas, revendas de água e lojas agropecuárias. -
CRM do Piauí divulga nota de pesar pela morte do neurocirurgião Jacinto Lay
Segundo informações preliminares, o profissional estava internado em estado grave após apresentar complicações relacionadas ao câncer de pele que estava em estágio de metástase.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir